Anatomia cabeça e pescoço

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Anatomia cabeça e pescoço

No Curso de Odontologia, contamos com a disciplina de Anatomia Cabeça e Pescoço, assim como outras existentes e importantes para a formação de um bom profissional da saúde. É um conteúdo considerado básico, porém, com o diferencial de ser voltado para o cirurgião-dentista em formação, contando com o adicional de abordagens práticas e dinâmicas, com aplicabilidades na prática clínica futura.

O estudo da Anatomia Cabeça e Pescoço auxilia o cirurgião-dentista na execução de procedimentos clínicos e cirúrgicos. Dessa forma, se faz necessária como um conhecimento essencial para a realização de procedimentos que vão desde a estética à função relacionadas à correta restauração de dentes cariados ou fraturados, execução de procedimentos protéticos, reabilitadores, entre outros inovadores, como a harmonização facial.

Então, nesse sentido a aplicação teórica da anatomia apresenta intima relação com a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, visto que todo e qualquer ato cirúrgico requer conhecimento de estruturas nobres e manejos dos tecidos. Isso não somente em relação ao nível hospitalar, ou para aquele estudante que deseja seguir a especialidade de cirurgião bucomaxilofacial, mas também em procedimentos ambulatoriais que são exaustivamente realizados pelo cirurgião-dentista generalista, como em exodontias de dentes decíduos e permanentes, permanentes e incisões e drenagem de infecções, entre outros procedimentos

Então o estudo da anatomia é bem desafiador, afinal, exige que o aluno, além de memorizar nomenclaturas e nomes, compreenda o funcionamento completo de cada estrutura da região cabeça e pescoço. Esses conhecimentos vão ser retomados durante toda a faculdade e na vida profissional de forma implícita e automática.

Os livros e atlas não deixam de ser importantes e as principais ferramentas para o estudo da anatomia. Elaborar ou buscar testes relacionados ao assunto também ajuda, entre outras metodologias inovadores de estudo como mapas mentais ou flashcars. Dessa maneira, a anotomia já se encontra incluída na grade das faculdades de Odontologia em todo o Brasil, e deverá permanecer como uma disciplina fundamental e indispensável, mesmo para aqueles que não desenvolverem o prazer de estudar as estruturas mais delicadas e detalhadas da face.

Profª. Ma. Raquel Bastos Vasconcelos

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Odontológicas, especialista em Residência Médica e em Implantodontia e graduada em Odontologia.

Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.