A influência da cor nos projetos de design de interiores

Você está visualizando atualmente A influência da cor nos projetos de design de interiores

Existem vários estudos para compreender o comportamento humano em relação as cores e os efeitos que essas podem gerar nas pessoas. Esse conhecimento é de extrema importância para os profissionais que necessitam utilizar cores em seus projetos, como arquitetos, designer de interiores, designer gráfico, entre outros. O assertivo uso desse conhecimento pode gerar maior êxito na obtenção dos objetivos propostos nos projetos. Mas qual a relação das cores na Arquitetura e no Designer?

O livro “A Psicologia das cores” da autora Eva Heller (HELLER, 2021) retrata a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra que isso não é só uma questão de gosto e combinação, mas de experiências universais, profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. No nosso dia a dia, vemos projetos coloridos, monocromáticos, mas nem imaginamos o porquê daquele ambiente ser especificamente daquela cor.

Hoje em dia, algumas cores foram consolidadas para ambientes específicos, mas nem imaginamos que por trás daquela determinada cor existe uma explicação para o seu uso e que ela pode ser uma aliada no projeto para que o usuário tenha a sensação e o sentimento que o projetista quis passar no momento da especificação do seu projeto. A escolha da cor num ambiente pode afetar diretamente em como nos sentimos naquele espaço, nosso humor e até mesmo nossa produtividade quando se trata de um ambiente de trabalho ou estudo.

Fisiologicamente as cores podem nos estimular a ficarmos mais ativos ou relaxados. A cor desperta sensações, faz reviver memórias, impacta nas nossas relações com os espaços e ainda proporciona uma relação cultural com a sua utilização, além de transformar a obra de Arquitetura como ícone de uma época. Como exemplo, cita-se o Masp da arquiteta Lina Bo Bardi e a utilização do vermelho na sua estrutura, transformando os pórticos no maior destaque do edifício e ainda tornando a cor como uma marca registrada em suas obras de edificação e de designer.

Assim, quando observamos o efeito da cor, percebemos o quão importante é o estudo por parte de profissionais e a sua adequada aplicação nos espaços para melhor aproveitamento do que as cores podem nos proporcionar, tanto nas questões estéticas quanto nas psicológicas e emocionais.

Profª. Eline do Amorim Santos Corrêa
Docente do Curso de Design de Interiores do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Infraestrutura de Transportes – Rodovias, tem MBA em Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura e graduada em Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais sobre o Curso de Design de Interiores da UniAteneu.