Desafios e reflexões: os potenciais perigos da Inteligência Artificial na profissão de arquiteto

Você está visualizando atualmente Desafios e reflexões: os potenciais perigos da Inteligência Artificial na profissão de arquiteto

A introdução da Inteligência Artificial (IA) na profissão de arquiteto e urbanista trouxe consigo um conjunto de oportunidades e desafios. Para alguns, a inovação é vista de forma otimista, mas para outros, representa um perigo para a profissão. Um dos principais perigos é a ameaça à criatividade e originalidade na concepção de projetos. À medida que algoritmos da IA ganham destaque no processo de design, existe o risco de que soluções padronizadas e previsíveis prevaleçam. A autenticidade que os arquitetos trazem para seus projetos, expressando a cultura e a visão única de seus clientes, pode ser diluída quando a criatividade é limitada pelos parâmetros da IA.

Além disso, a automação proporcionada pela IA pode levar à redução de postos de trabalho na indústria arquitetônica. Tarefas como modelagem, cálculos estruturais e até mesmo geração de projetos podem ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente por algoritmos. Isso pode resultar em menos oportunidades para arquitetos, especialmente, aqueles que estão no início de suas carreiras. A IA também pode levar a uma homogeneização da profissão, à medida que as decisões de design se baseiam em padrões estabelecidos pela tecnologia.

Já numa visão otimista acerca da IA, acredito que arquitetos bem-sucedidos são relembrados pela sua capacidade de expressar sua criatividade e inovação em cada projeto. Portanto, ao longo do tempo, o seu nome será lembrado pelos potenciais clientes, que não procuram apenas um projeto, mas sim, o projeto concebido por um arquiteto com um forte branding, de forma a agregar valor ao seu objeto de projeto.

Na minha visão de futuro, acredito que a IA possa ser uma ferramenta de apoio ao profissional arquiteto urbanista, desde a elaboração de um contrato, até a renderização e a pós-produção de uma imagem 3D, mas mantendo sempre a identidade e originalidade do profissional que a conduz.

Prof. Me. Victor Barbosa Mapurunga Matos
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências da Cidade e graduado em Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.