A importância dos microrganismos para a Odontologia

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente A importância dos microrganismos para a Odontologia

A cavidade oral detém milhares de microrganismos que juntos compõe a microbiota oral. Além de estarem presentes em grande número, a diversidade deles também é expressiva, pois a boca é um sistema aberto sujeito a grandes tipos de contaminação. Vários fatores podem influenciar a composição desse microambiente: o aumento ou a diminuição da salivação é um deles. Sob esse aspecto, é de se ressaltar a importância da composição da saliva, pois esta apresenta substâncias químicas com ação antimicrobiana, o que garante a proteção do hospedeiro. Além do fator salivar, o uso de medicamentos, a dieta ou mesmo alterações sistêmicas também podem gerar alterações na composição da microbiota da cavidade oral.

A título de exemplo, importa frisar a formação de um biofilme repleto de uma diversidade de microrganismos sobre os dentes, que se dividem entre bactérias, fungos e protozoários. Tal composição pode ser maléfica ou benéfica. No caso da cárie, uma bactéria presente no biofilme produz determinados ácidos que corroem o tecido de sustentação do dente. Normalmente, um equilíbrio se estabelece entre os microrganismos e o indivíduo, com benefícios para ambos. Para o homem, a presença de microrganismos estimula o funcionamento do sistema imunológico. Já para os microrganismos é uma forma de obter nutrientes e proteção.

É conveniente destacar, ainda, que a microbiota residente previne a colonização de patógenos e gera substâncias nocivas contra outras espécies de microrganismos, colaborando para a manutenção do estado de equilíbrio. Entretanto, também produzem nutrientes para outros integrantes da microbiota, bem como para o hospedeiro, realizando dupla função. Algumas condições, no entanto, podem levar a um desequilíbrio e culminar em doenças. Um aspecto relevante é que, uma vez em equilíbrio, a microbiota oral é capaz de prevenir patologias orais e algumas doenças sistêmicas já estudadas: a endocardite é uma delas.

Pelo exposto, ressalta-se a importância de uma higiene oral adequada, sendo esta essencial para prevenção do desenvolvimento e proliferação de bactérias patogênicas e para manutenção de uma microbiota oral equilibrada e saudável. O uso de escovas de dentes, raspadores de língua e fio dental é fundamental para a execução de uma limpeza adequada da cavidade oral. A junção desses hábitos associados a visitas regulares ao dentista, corroboram para a diminuição de doenças bucais e sistêmicas.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Bioquímica, Mestre em Saneamento Ambiental e graduada em Ciências Biológicas

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.