A importância da qualidade do projeto de fundação de um edifício

No momento, você está visualizando A importância da qualidade do projeto de fundação de um edifício

A fundação é um dos elementos mais importantes da estrutura de um edifício, devido à gravidade das consequências de uma eventual ruína. O gestor da obra deve contratar serviços geotécnicos de empresas sérias e comprometidas com a qualidade e conhecedoras das normas técnicas. Não é raro encontrar sondagens divergentes de um mesmo terreno feitas por empresas diferentes.

O erro que se acumula desde as investigações do subsolo até o projeto final de fundação pode gerar custos de reparação bastante onerosos. Além disso, o escritório responsável pelos projetos e a empresa responsável pela construção devem possuir pessoal técnico especializado, já que o solo é um material bastante heterogêneo e exige conhecimento e experiência.

A fim de diminuir a possibilidade de erros na fundação, é necessário a fiscalização da sua construção, uma vez que o produto fica enterrado e não é possível conferir de forma direta se foi executado conforme o projeto. Se for uma fundação superficial, deve-se verificar a existência do lastro de concreto na base, as dimensões em planta do elemento e inspeção tátil-visual do solo de apoio da fundação, confrontando com as sondagens do local.

Se for fundação profunda, deve-se verificar a cota de arrasamento da estaca, comprimento e número de estaca por bloco e diâmetro do furo. O projeto de fundações deve seguir as normas técnicas, como a NBR 6122 (Projeto e Execução de Fundações) e a NBR 6118 (Projeto de Estruturas de Concreto) para conduzir a um dimensionamento seguro e econômico. Também é necessário realizar provas de carga estática nos elementos de fundação como forma de avaliar a qualidade do serviço executado.

As fundações de um edifício devem ser fiscalizadas desde as investigações do subsolo até a execução das estacas ou das sapatas, pois se trata de um produto enterrado e de difícil conferência de sua qualidade. Custos com reparos podem ser bastante onerosos, principalmente, se a obra já estiver em estágio avançado de construção. Portanto, não devem ser poupados gastos com essa parte da estrutura, devendo ser feitas por empresas sérias e comprometidas com as normas técnicas.

Prof. Me. Felipe Oscar Pinto Barroso
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu.
Mestre em Engenharia Civil, especialista em Estruturas de Concreto e Fundações e graduado em Engenharia Civil.

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.