Se você usa ou já usou um aparelho dentário, é provável que você esteja contando os dias para removê-lo. Porém, é importante lembrar que após a remoção do aparelho, o tratamento ortodôntico não acaba. Contenções são necessárias após a remoção do aparelho para prevenir os dentes de voltar ao lugar que estavam antes, ou de “entortarem” novamente (o que chamamos em Ortodontia de apinhamento dentário).
Mas, o que é uma contenção? Uma contenção ortodôntica é um aparelho que mantém os dentes alinhados após o término do tratamento ortodôntico inicial. Essa contenção será moldada e projetada especificamente para o seu sorriso. É importante obter uma contenção personalizada para que ela seja capaz de evitar que os dentes desalinhem novamente. Inicialmente, a contenção pode incomodar, parecer apertada e causar desconforto, mas isso geralmente desaparece após o uso constante.
Existem inúmeros tipos de contenções ortodônticas, podendo ser removíveis ou fixas. Atualmente, novos estudos vêm cada vez mais destacando as vantagens das contenções fixas superiores e inferiores, já que são discretas e não precisam da cooperação do indivíduo para serem utilizadas. O mais importante é que elas sejam utilizadas a longo prazo, para que garantam a estabilidade do tratamento ortodôntico.
Profª. Drª. Cinthya Quagliato Nogueira
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Ciências Odontológicas Aplicadas e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e graduada em Odontologia
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.