Sustentabilidade x Inovação

Você está visualizando atualmente Sustentabilidade x Inovação

A comida transformada em design por meio do estudo.

É fácil ouvirmos falar que apenas por meio do estudo nos tornaremos alguém. Diria até que o ideal é aprendermos com uma junção de teoria e prática. E foi dessa forma que buscando aprender na teoria e na prática, e em minhas incansáveis buscas por soluções sustentáveis para velhos problemas, que eu descobri uma forma de transformar cascas de batata em bioplástico.

Isso mesmo, cascas de batata. Surpreendente? Surpreendente é já estarmos no século XXI e ainda passarmos por problemas como a poluição causada por plásticos, que já poderiam ter sido substituídos por materiais biodegradáveis. E é exatamente aí onde entra a questão do estudo. Somos professores, mas também eternos alunos e pesquisadores e a frase “sempre foi assim”, em nossa rotina, não se aplica. Na verdade, estamos cada vez mais na direção contrária a isso! E é dessa forma que as inovações surgem!

E falando em inovação, que tal substituir aquele plástico poluente por um material biodegradável? Então, com criatividade, curiosidade, pesquisa e muito estudo, consegui desenvolver um bioplástico com aspecto agradável, brilhoso, sem odores, que não cria mofo e que pode ser tranquilamente utilizado como substituto ao plástico ou acrílico geralmente usados em acessórios de moda como brincos, pulseiras, fivelas de cintos entre outros. O resultado desse projeto está em minha tese de doutorado, mas isso é apenas o início de um grande trabalho de pesquisa, onde o estudo é peça fundamental.

Existe uma frase associada a Albert Einstein, que diz: “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade (…) para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”. Albert Einstein estava sempre estudando, pesquisando ou testando novas possibilidades, e a maioria de seus estudos foi fundamental para a criação de teorias hoje existentes, o que explica o final da frase “para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”.

Segundo Edgar Morin (2003), grande sociólogo e estudioso sobre o estudo e suas relações com a sociedade presente e futura, nós “produzimos a sociedade que nos produz”.

Então, da próxima vez que pensar em inovação, em sustentabilidade e estudo, lembre que estão todas sob a mesma direção, e que essa direção depende de cada um de nós, nos influencia e influencia a parte na sociedade que queremos construir.

Profª. Ms. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow

Docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Doutoranda em Design de Moda, mestre em Gestão de Negócios Turísticos, especialista em Styliste Coloriste Infographiste e graduada em Design de Moda.

 

Conheça o Curso de Design de Moda da UniAteneu.