Áreas de atuação profissional para o arquiteto e urbanista

Você está visualizando atualmente Áreas de atuação profissional para o arquiteto e urbanista

As áreas de atuação de um arquiteto são muitas. A realidade vai bem além daquela visão que temos de alguém meio técnico, meio artista sentado em frente a uma prancheta com réguas, lapiseiras e escalímetro espalhados por todos os lados. A Arquitetura é uma profissão muito flexível e uma das mais promissoras, justamente pelas diversas possibilidades que apresenta.

Nos próximos anos, aliás, o arquiteto será um profissional ainda mais requisitado pelo mercado de trabalho. Já não é mais possível projetar um espaço público ou privado sem levar em conta a sustentabilidade e, para essas novas construções ambientalmente sustentáveis (e também para adaptar outras, já prontas, para esse novo padrão), o arquiteto é o profissional mais qualificado.

Se só essas duas razões não foram suficientes para você entender como é grande a área de atuação de um arquiteto, preparamos mais cinco exemplos que vão transformar suas dúvidas em certezas e a Arquitetura na sua futura profissão! Vamos a eles:

1 – Urbanismo: a cidade útil e agradável

Como o nome indica, os arquitetos que trabalham nessa área se dedicam a transformar o espaço urbano em algo mais agradável e funcional. Edifícios, parques, monumentos públicos (no caso dos mais antigos, o arquiteto responsável costuma ser especialista em patrimônio histórico e restauração) e praças: se a tarefa é deixar a cidade mais bonita, confortável e útil, o urbanista é o profissional que se procura.

Os estudantes de Arquitetura que optarem por essa área devem saber que um diferencial é conhecer a legislação. Afinal, o profissional vai lidar com projetos públicos, licitações, leis de fomento à cultura e outros tipos de trâmites que podem ser um pouco burocráticos em alguns momentos. Você estará um passo à frente se souber um pouco sobre leis ambientais, de loteamento urbano e outras.

Outra grande vantagem de se tornar um urbanista é que há muitas vagas no serviço público para essa profissão. Uma vez aprovado em um, você poderá se dedicar a deixar sua cidade mais útil e agradável e ainda levar uma vida confortável e com estabilidade profissional. Quem é que não quer misturar prazer e segurança no trabalho?

2 – Paisagismo: o homem e a natureza

Toda vez que um projeto envolve paisagem natural e espaços projetados, o profissional responsável é o paisagista. Essa área de atuação da Arquitetura é uma das que mais têm se envolvido com as questões de sustentabilidade, o que a tornará muito requisitada nos próximos anos.

O mais comum é que o paisagista realize projetos de parques, bosques e jardins, mas ele também pode trabalhar com edifícios e outros tipos de construções mais complexas. Ele é um tipo de arquiteto com conhecimento das áreas de Ecologia e Botânica, e seu estudo envolve pensar ambientes externos que sejam, a um tempo, bonitos, funcionais e que intervenham o mínimo possível na paisagem natural, usando apenas o que ela tem de melhor no conceito estético da edificação.

3 – Comunicação visual: também uma das áreas de atuação de um arquiteto

A comunicação visual é um ramo da Arquitetura que se aproxima bastante do Marketing. O arquiteto que trabalha nessa área se encarrega de pensar a imagem de uma empresa por meio da sua identidade visual. Isso pode significar criar logomarcas, logotipos e até mesmo intervir em edifícios empresariais para elaborar uma boa imagem para seus clientes e colaboradores.

Se você gosta de arquitetura, mas também tem uma quedinha pelo Design e pela Publicidade, acho que encontramos a sua nova profissão. Fique atento aos conceitos dessas duas áreas já durante a faculdade e o seu caminho será muito mais fácil. É bom acrescentar que as maiores oportunidades de trabalho do comunicador visual estão no setor privado. Se optar por essa área, você pode se transformar no arquiteto das corporações!

4 – Tecnologia da construção: o uso mais consciente dos materiais

A tecnologia da construção é uma área que envolve arquitetos e também engenheiros. O seu objetivo é ter um conhecimento mais aprofundado dos materiais utilizados na construção civil. Já a sua função é a de classificar e avaliar o aproveitamento desses materiais, levando em consideração a sua composição, preço, viabilidade e durabilidade.

É um dos ramos menos comuns de trabalho do arquiteto, mas é também uma área muito importante e muito valorizada no mercado de trabalho. Afinal, quanto maior o conhecimento sobre os materiais, melhor o aproveitamento que se pode fazer deles na obra, reduzindo custos e aumentando a vida útil do edifício. Além disso, esse campo tem sido um dos que permitem a pesquisa de materiais recicláveis e reciclados e a sua utilização na Arquitetura e Engenharia sustentável.

5 – Arquiteto de interiores: a técnica por trás da decoração

Existe uma área da atuação de um arquiteto especializada em projetar espaços internos de salas, escritórios ou mesmo o interior de casas e edifícios inteiros, deixando-os mais confortáveis e funcionais. Talvez você conheça isso como “decoração”, mas o nome correto dessa profissão é Design de Interiores.

Essa área requer muita criatividade e senso estético, mas também uma constante atualização e adequação a orçamentos. O designer de interiores deve criar ambientes agradáveis e úteis organizando móveis, iluminação, tapetes e outros objetos de decoração. Como ele faz isso baseado em um orçamento fixo, é necessário que ele seja flexível e disciplinado ao mesmo tempo.

É uma área com bons salários, mas vale avisar que ela varia muito conforme a situação econômica do país. É que esse ramo é muito dependente da construção civil, que, por sua vez, costuma oscilar quando a economia vai mal.

Ao escolher a profissão de Arquitetura e Urbanismo, você vai entrar num mundo de profissionais de bom gosto, antenados e supercriativos, além, claro, de optar por uma profissão muito requisitada no mercado de trabalho e que permite uma formação muito variada. Seja no paisagismo ou no urbanismo, projetando parques, logomarcas ou interiores de residências, a criatividade e o dedo artístico do arquiteto estão em quase todos os lugares!

Prof. Dr. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa

Coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu

Doutor em Planejamento Urbano, mestre em Geografia Urbana, especialista em Gestão Ambiental e em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos e arquiteto e urbanista

 Conheça o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.