Você está visualizando atualmente A extensão universitária como ferramenta de inclusão do mercado de trabalho na área da Engenharia

A universidade é constituída basicamente de três funções básicas: ensino, pesquisa e extensão. Essas áreas devem ser equivalentes e merecem igualdade em tratamento por parte das instituições de ensino superior. A extensão universitária permite uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade, colaborando para uma educação de qualidade, que é possibilitada durante a formação acadêmica.

Entende-se que por meio de ações e projetos de extensão, as instituições de ensino têm a oportunidade de levar até à comunidade os conhecimentos adquiridos e obter familiaridade com a pesquisa e o ensino nas diversas áreas do conhecimento, e para as Engenharias não é diferente.

A título de informação, a extensão universitária indica uma postura da universidade na sociedade em que se insere através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político. Essa atividade significa prática acadêmica, a ser desenvolvida, como manda a Constituição de 1988, de forma indissociável com as outras funções da universidade, com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da igualdade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural e social.

Preparar os alunos ao mesmo tempo em que eles são estimulados a saírem do ambiente acadêmico e ingressarem ao mercado de trabalho, faz com que sejam abertos novos horizontes de aprendizagem e experimentação, assim como o compartilhamento de experiências, o que também consiste em um fator fundamental na construção do conhecimento.

Os futuros profissionais da Engenharia podem se aproveitar das diversas vantagens da extensão para garimpar oportunidades no mercado de trabalho, como: conhecimento da realidade da comunidade em que a universidade está inserida; prestação de serviços e assistência à comunidade; possibilita a integração universidade/comunidade; possibilita a comunidade universitária conhecer a problemática nacional e atuar na busca de soluções plausíveis, dentre outras.

Prof. Dr. Antônio Ricardo Mendes Barros
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Doutor em Engenharia Civil, mestre em Engenharia Civil e Ambiental e graduado em Tecnologia em Saneamento Ambiental

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.