3 oportunidades promissoras no mercado de Educação

Você está visualizando atualmente 3 oportunidades promissoras no mercado de Educação

Não é novidade que a educação é um dos pilares quando estamos tratando do crescimento de um país, assim como a melhoria nas condições de vida e desenvolvimento. O que muitos não sabem é que é possível empreender nesse meio e contribuir positivamente para a ampliação desse setor.

No Brasil, essa área está em constante crescimento, principalmente com a aplicação de inovações e o investimento de startups na área, promovendo uma revolução na educação brasileira. Entretanto, esse mercado ainda tem muito espaço para crescer, o que abre grandes oportunidades para quem busca investir nesse segmento.

O setor de educação é uma forte aposta para o empreendedorismo, principalmente após a digitalização causada pela pandemia da Covid-19. Ainda que alguns investimentos, principalmente no setor público, tenham sido cortados ou diminuídos devido as medidas de saúde, há projeções de crescimento.

A expectativa do setor é que com a retomada das atividades, esse segmento retorne seu crescimento alcançado nos anos anteriores. Se tratando do setor privado, os números eram bastante positivos, tendo cerca de 15% de crescimento do empreendedorismo na área de educação durante o terceiro trimestre de 2015, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

É comum que os empreendedores ainda não vejam esse potencial crescimento, porém há diversos nichos no campo da educação que podem ser explorados. Com esse investimento, além do país crescer financeiramente, irá se desenvolver educacionalmente devido a amplitude de acesso e oportunidade a uma educação de qualidade. Confira a seguir algumas possibilidades de empreendimento nesse setor.

Plataformas inovadoras

Nuca houve tanta necessidade por conteúdos inovadores, e essa tendência também tomou conta do setor de educação e aprendizado. As novas gerações, altamente conectadas, necessitam de conteúdos que engajem e que prendam a atenção, algo diferente do método tradicional. Caso esse objetivo não seja alcançado, em um ou dois cliques o conteúdo já ficou de lado e a atenção da nova geração se foi para outro material.

Por isso, plataformas que apresentem métodos inovadores de ensino estão entre os principais meios de educação digital, trazendo tecnologia e interatividade ao estudante por meio da educação. É preciso compreender que a tecnologia já faz parte de todo o desenvolvimento dessa geração, então é uma ótima oportunidade utilizar esse mecanismo para prover algo tão importante como o conhecimento.

Esse mesmo tipo de pensamento pode ser aplicado aos jogos, um grande potencial de aprendizado que muitas das vezes é ignorado. Esse método de entretenimento pode trabalhar com a educação de diversos meios, desde a alfabetização com jogos de palavras ou até mesmo histórias complexas com enredos de pontos marcantes da história.

Movimento maker

A tendência de “faça você mesmo” também chegou ao ambiente educacional, proporcionando que estudantes coloquem a mão na massa durante o aprendizado. O motivo é simples, promover um melhor aprendizado por meio da prática, evitando somente adquirir conhecimento pela teoria. Esse método permite desenvolver soluções e experimentos, o que permite dissolver o conteúdo de forma interativa e participativa, fazendo com que o aluno viva a experiência em si.

Esse movimento foi criado em 2005 e desde então inúmeras empresas empreendem no segmento, criando, transformando e inovando o meio da educação. Uma dessas companhias é a Fazedores, um blog que ensina produzir alguns dispositivos utilizando Arduino, Raspberry Pi e impressoras 3D.

Educação a distância

Um nicho que já estava em amplo crescimento e que durante a pandemia alcançou dimensões astronômicas foi a educação a distância (EAD). Esse meio de ensino permitiu que muitos estudantes que não tinham tempo ou possibilidade de se deslocar até um local de ensino conseguissem ingressar nesse meio, promovendo o acesso a profissionalização.

Ainda em 2014 o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabilizou um total de 1,2 milhão de matrículas na categoria virtual apenas em instituições privadas, sendo um aumento de 20,36% na época em comparação ao ano anterior.

Esse mesmo relatório, porém na versão de 2019, relata que pela primeira vez na história do Brasil, o ensino a distância superou o número de matriculados em cursos presenciais. Esse marco simboliza a mudança de mentalidade do estudante brasileiro e que o EAD é uma categoria muito promissora de empreendimento no mercado da educação nacional.

Para ter sucesso nesse segmento os empreendedores devem estar atentos às demandas de extensão do mercado. Atualmente há diversas modalidades ensinadas de forma online, como graduações, especializações, preparatórios do vestibular, cursos para concursos, cursos de línguas estrangeiras, aulas de academia e muitas outras opções. É um nicho bem consolidado e que permite trabalhar com diversas categorias de ensino.

…..

O segmento de educação é algo altamente explorável pelo empreendedorismo, com inúmeras possibilidades de crescimento e estabelecimento no mercado nacional. Se tratando da educação a distância, esse nicho ampliou ainda mais as chances de sucesso, principalmente pela expansão com a pandemia e a facilidade de consumo do conteúdo diretamente de casa.

As oportunidades estão em vários lugares, basta identificar qual o melhor para você e dar o primeiro passo nessa ótima tendência de mercado.