Dia Nacional da Alfabetização: Conheça o Curso de Pedagogia

Você está visualizando atualmente Dia Nacional da Alfabetização: Conheça o Curso de Pedagogia

Comemorado desde 1966, o Dia Nacional da Alfabetização foi implementado em homenagem a criação do Ministério da Educação (MEC) em 1930. A data tem como objetivo reafirmar a importância da implementação de melhores condições de ensino e aprendizagem.

Além disso, esse marco, fixado no calendário no dia 14 de novembro, visa relembrar que a alfabetização vai além de aprender a ler e escrever, mas sim possibilitar que o indivíduo desenvolva a capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

O Dia da Alfabetização também conta com uma versão internacional, comemorado anualmente em 8 de setembro. Esta em questão foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e mantém o mesmo objetivo da versão nacional em sua missão.

Sabendo da importância dessas duas datas e dos profissionais da educação que visam aplicar os conceitos que o Dia da Alfabetização presa, trouxemos um conteúdo especial sobre uma das áreas que mais influenciam sobre a educação, a pedagogia.

Conhecendo o curso de pedagogia

Com duração média de 3 a 4 anos, o curso de pedagogia é focado diretamente nas principais áreas que envolvem a educação e aprendizagem. A graduação está disponível em duas modalidades, a de bacharelado, pouco ofertada, e a de licenciatura, que permite ao formado exercer a função de docente.

Se tratando do magistério, um dos braços da pedagogia, a graduação é estruturada de modo a desenvolver habilidades focadas na docência. Isso significa que o estudante aprenderá a planejar e ministrar aulas, possibilitando a propagação da educação e o desenvolvimento do aprendizado. Após a adesão esse conhecimento e o aperfeiçoamento da capacidade de exercer a função de um professor, o pedagogo poderá assumir aulas que envolvem classes do ensino fundamental, ou seja, até a quarta série ou quinto ano.

Já no campo da administração escolar, o formado em pedagogia é capacitado para organizar, desenvolver e acompanhar todas as questões que tratam da gestão educacional. Desse modo, o profissional graduado em pedagogia tem como principais funções dentro do ambiente escolar coordenar, supervisionar ou até mesmo dirigir uma instituição de ensino. Esse profissional também poderá liderar uma equipe profissional, analisando e adequando as práticas de ensino conforme condizem com as diretrizes da escola.

Qual o perfil do profissional de pedagogia?

Assim como qualquer profissão, desenvolver algumas skills permitirão que você tenha um maior sucesso na realização da sua função. Se tratando da pedagogia, um dos pontos importantes para essa profissão é ter o gosto pela leitura, visto que é uma área que trabalha amplamente sobre conhecimentos teóricos.

Além disso, é importante que o estudante se identifique com conteúdos das chamadas ciências humanas, disciplinas cruciais para a compreensão humana e seu modo de pensar, se desenvolver e agir. Isso influenciará diretamente na aplicação dos processos de ensino e aprendizagem por meio de práticas educacionais.

Outros pontos importantes de serem aperfeiçoados para uma boa prática da pedagogia são a paciência, uma boa oratória, o interesse e incentivo do desenvolvimento do outro, o gosto por atuar com o público infantil, entre outros. Normalmente, estas competências são desenvolvidas durante a graduação conforme se adquire conhecimentos relacionados a formação humana.

Esse profissional deverá ainda reunir habilidades de articulação, intermediação e orientação, de modo que facilite a resolução de possíveis conflitos e facilite a aprendizagem do estudante. É missão do pedagogo, independente da função ocupada, ser uma ponte entre os alunos e o conhecimento, proporcionando o desenvolvimento e o crescimento educacional deles.

Grade curricular do curso de pedagogia

Quando procuramos por um curso de graduação, uma das principais curiosidades está em saber quais conteúdos iremos estudar. Se tratando do curso de pedagogia, a matriz curricular apresenta uma vasta variedade de temáticas que envolvem o campo da educação, variando as disciplinas conforme a instituição que oferece o curso. A grande maioria desses conteúdos são de base teórica devido a estruturação da formação em pedagogia.

Entre as principais disciplinas dessa área estão:

– Estrutura e organização do sistema educacional;

– Fundamentos da educação;

– Fundamentos e práticas de ensino;

– Métodos e técnicas pedagógicas;

– Modalidades de educação;

– Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Como está o mercado de pedagogia?

Tendo a educação como um dos pilares da base de desenvolvimento da sociedade, a pedagogia está em constante ascensão dentro do mercado de trabalho. Segundo o site Salario.com.br, durante o período entre setembro de 2020 até agosto de 2021, houve um aumento de 78,86% na contratação de profissionais graduados em pedagogia, colocando essa formação como uma das carreiras mais promissoras.

Com isso é possível observar que o mercado de trabalho para o pedagogo é rico de oportunidades, o que possibilita um fácil acesso a área logo após a formação. O ponto forte dessa classe está na possibilidade de atuar em diversos segmentos distintos, desde indústrias e hospitais até serviços públicos em escolas ou em projetos específicos.

…..

A área da pedagogia é uma grande influenciadora no desenvolvimento educacional do país e é uma ótima oposta de sucesso para o futuro. Conheça a graduação em pedagogia da UniAteneu e faça parte desse grupo que torna o país alfabetizado e desenvolvido