26 de setembro: Dia Nacional dos Surdos

  • Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente 26 de setembro: Dia Nacional dos Surdos

O 26 de setembro é lembrado como o Dia Nacional dos Surdos, data que relembra a toda a sociedade a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de “Setembro Azul”, um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, o instituto segue em atividade e, atualmente, possui cerca de 600 alunos.

Nós da UniAteneu não poderíamos deixar de lembrar da importância da referida data com carinho e o desejo que a inclusão se torne, de fato, presente em todos os âmbitos sociais.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota
Coordenadora do Curso de Pedagogia e dos cursos de licenciatura em EaD do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Educação, especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho e graduada em Pedagogia

Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.