Estética e Cosmética: saiba mais sobre o curso e possibilidades de atuação

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Estética e Cosmética: saiba mais sobre o curso e possibilidades de atuação

O mercado da beleza está entre as maiores apostas financeiras para os próximos anos, com procedimentos estéticos em alta e o ramo de cosméticos decolando em vendas em todo o mundo.

O aumento na preocupação com vaidade e bem-estar é uma realidade na vida de homens e mulheres, o que faz com que o estilo de vida das pessoas seja constantemente transformado, de acordo com as principais tendências no mundo da estética e beleza.

Em um cenário tão promissor, a graduação em Estética e Cosmética ganhou ainda mais relevância na nova economia, formando profissionais aptos para impactar positivamente na autoestima das pessoas e modernizar procedimentos como limpeza de pele, podologia, maquiagem profissional e tantos outros.

O que faz um profissional de estética e cosmética?

De forma geral, o profissional formado em Estética e Cosmética possui uma vasta opção de áreas de atuação, e em todas elas sua prioridade é o bem-estar e a autoestima das pessoas.

É importante ressaltar que essa área vai muito além da vaidade e aparência, pois seu principal objetivo é incentivar o autocuidado e o zelo pela autoimagem.

Por isso, é importante que quem trabalha neste ramo tenha afinidade em lidar com pessoas, goste de se manter atualizado sobre todas as novidades do setor, busque indicar sempre os melhores procedimentos para cada cliente e tenha um espírito empreendedor, focando em ser protagonista da transformação no mercado da beleza.

O que se aprende no curso de Estética e Cosmética?

Com duração de 3 anos, o curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética aborda temas como Anatomia, Biologia, Bioquímica e Fisiologia, e suas principais matérias são:

• Citologia, Histologia e Embriologia
  • Cosmetologia Aplicada à Maquiagem
  • Biotecnologia de Cosméticos
  • Massoterapia
  • Patologia da Pele
  • Recursos Elétricos e Terapêuticos Facial
  • Depilação e Designer
  • Terapias Integrativas
  • Nutrição Estética
  • Drenagem Linfática
  • Tecnologia Avançadas em Prática Capilar

O estágio durante o curso não é obrigatório, mas o aluno pode se candidatar para estagiar na área caso queira ganhar experiência antes de se formar.

Confira a grade curricular do curso de Estética e Cosmética UniAteneu na íntegra!

Mercado de trabalho e Áreas de Atuação

Um esteticista e cosmetologista pode atuar em clínicas de estética, empresas de cosméticos e perfumaria, salões de beleza ou até mesmo ter o seu próprio empreendimento.

estética

Dentre as áreas de atuação, estão:

• Terapia capilar: aplicação de técnicas focadas na preservação da saúde do couro cabeludo e dos fios e na prevenção da queda de cabelo. O salário médio para esta função varia de R$1.928 a R$2.777 ao mês.
  • Maquiagem profissional: produção de maquiagens de alto nível, normalmente utilizadas por modelos, atores, atrizes, apresentadores, blogueiras e famosos em geral, ou em eventos sociais como casamentos, festas de gala e afins. A média salarial de uma maquiadora profissional no Brasil é de R$1.727.
  • Podologia: prevenção e tratamento de lesões nos pés, como como calos, joanetes, unhas encravadas, tendões encurtados, cistos, distúrbios ósseos e abscessos. O salário de um podólogo pode chegar a R$2.600 por mês.
  • Estética facial: procedimentos ligados à estrutura facial, como limpeza de pele, hidratação e nutrição, amenização do envelhecimento, tratamento de manchas e rugas, hipercromias e demais procedimentos destinados para a beleza facial. A faixa salarial de um esteticista facial é de R$1.665/mês.
  • Estética corporal: aplicação de técnicas com a finalidade de harmonizar o corpo, como depilação a cera ou a laser, drenagem linfática, massagem leort, massagem desportiva e inúmeros outros tratamentos de eliminação de gordura local. A média de ganhos mensais de um esteticista corporal é de R$2.308.
  • Recursos manuais: massagens destinadas para determinadas funções, tais como relaxante, antiestresse, revitalizante, modeladora, massagem com conchas, bambuterapia, entre outras. Quem atua nesta área ganha, em média, R$1.552 ao mês.
  • Visagismo: utilização de técnicas para valorizar a beleza facial, tornando-a compatível com a personalidade da pessoa. Pode ser aplicada através de maquiagem, cosméticos, tintura e corte de cabelo e design de sobrancelhas, por exemplo. O salário de um visagista pode atingir R$3.193 ao mês.
  • SPAterapia: terapias realizadas com sauna, piscina, fangoterapia, talassoterapia, gesso, pedras quentes, ofurô, escalda-pés e afins. O profissional que atua na SPAterapia ganha cerca de R$1.552 ao mês.
  • Estética em Medicina e Cirurgia: área dedicada a amenizar os desconfortos e atuar na estética do pré e pós-cirúrgico, principalmente nas questões dermatologia, vascular e obstetrícia. A remuneração para esta área varia de R$1.579 a R$3.979, de acordo com o tempo de experiência e porte da empresa.

É possível estudar Estética e Cosmética a distância?

Embora seja possível estudar Estética e Cosmética no modelo EaD, a experiência em sala de aula e laboratório permite uma formação ainda mais completa para o profissional, que atuará em procedimentos no dia a dia da graduação.

Por que estudar no UniAteneu?

Além de contar com professores são referência na área de Estética e Cosmética, o UniAteneu possui uma clínica-escola dentro da própria instituição, aulas práticas com os equipamentos mais atuais do mercado, parceria com as principais empresas de dermocosméticos e equipamentos e inclusão dos discentes nas atividades socioeducativas promovidas pela instituição.

Torne-se referência em Estética e Cosmética com quem entende do assunto.

Vem ser UniAteneu!