Você está conectado no seu trabalho?

Você está visualizando atualmente Você está conectado no seu trabalho?

Em um levantamento feito em 2020, foi estimado que mais da metade dos trabalhadores temia que suas funções se tornariam obsoletas em 2024. Oportunamente uma pergunta emerge: o que você está fazendo hoje para não se encontrar desempregado no próximo ano? De acordo com os especialistas de Tecnologia da Informação (TI), ao que tudo indica, o avanço galopante e irreversível da Inteligência Artificial (IA) tem um potencial de transformar os modelos tradicionais de emprego em estruturas fluídas, flexíveis, desmembráveis, geograficamente dispersas e situacionais, variando globalmente com a eliminação de grande número deles.

Nesta linha de raciocínio, a IBM já declarou que a IA pode suprimir milhares de colocações no final dessa década. A Goldman Sachs, por exemplo, estima que cerca de 300 milhões de postos de trabalho no mundo podem ser automatizados por esta revolucionária tecnologia. À medida que o teletrabalho (trabalho híbrido) continua a redefinir o local de trabalho moderno, dominar os seus fluxos tornou-se uma habilidade essencial para as empresas que pretendem prosperar neste ambiente dinâmico, excludente e adverso (ou metaverso?).

Adotar ferramentas digitais, definir expectativas claras, estimular a comunicação e promover um sentimento de unidade entre as pessoas, entre outras, são componentes críticos para o sucesso organizacional hodierno. Ao adotar essas práticas, os negócios podem liberar todo o potencial de seus times remotos, promovendo a produtividade, maximizando o desempenho, otimizando a colaboração e a satisfação dos funcionários em um cenário virtual.

De acordo com psicólogos, deve-se ter a atenção nos home offices com o acúmulo de funções profissionais ou pessoais no mesmo ambiente: o doméstico. Daí, deve ser levado em consideração que todas as pessoas desempenham diferentes papéis sociais. No trabalho, o papel é um, na família, outro; no lazer, mais outro; no clube, um outro bem diferente. Assim, quanto mais papéis uma pessoa desempenhar, mais variada e rica será sua vida.

Porém, o risco de se ficar muito tempo em casa e resolver coisas diferentes no mesmo ambiente é confundir os papeis profissionais, sociais e familiares. A fórmula recomendada para se defender deste risco e não confundir os papeis é escolher um lugar e horário determinados para trabalhar de forma que o profissional possa entrar e sair do contexto laboral. Portanto, não o misturar com o contexto familiar.

Além disso, garantir uma conectividade empresarial consistente com a Internet possibilita que os colaboradores remotos possam permanecer perfeitamente conectados e engajados, contribuindo para o sucesso geral das estratégias do teletrabalho e home office. Com mais e mais pessoas nesses novos modelos de emprego, percebe-se uma maturidade nos setores econômicos, a relativização das estruturas organizacionais, a flexibilização dos contratos de trabalho e a recriação dos negócios para os novos tempos que já chegaram!

Prof. Dr. Ricardo César de Oliveira Borges
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Pós-doutor e doutor em Geografia, mestre em Administração, tem MBA em Administração e Negócios, especialista em Gestão e Didática do Ensino Superior e em Estratégia e Gestão Empresarial e graduado em Administração de Empresas.

Conheça mais sobre o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu.