Vale a pena fazer um Curso de Estética e Cosmética? Confira 4 vantagens

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Vale a pena fazer um Curso de Estética e Cosmética? Confira 4 vantagens

No mundo tecnológico que vivemos, a preocupação com a beleza se tornou um mercado altamente lucrativo, o que proporciona um grande número de vagas e um meio de negócio almejando crescimento.

Segundo relatórios da Euromonitor Internacional, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, fazendo que áreas como a estética e cosmético sejam amplamente valorizadas. Entretanto, para se dar bem nesse mercado não basta apenas ter força de vontade, é preciso se profissionalizar e ficar por dentro das principais tendências do mercado.

Trabalhar com beleza vai além dos procedimentos tradicionais de um salão de beleza. Esse nicho de mercado envolve funções além, que vão desde o desenvolvimento de produtos até a aplicação de novas técnicas, como de rejuvenescimento, redução de gordura localizada, entre outras.

Conheça mais sobre essa incrível profissão e saiba se ela é a ideal para você.

Ficando por dentro do mercado de beleza do Brasil

Se você der uma volta pela região onde mora, perceberá como o povo brasileiro é vaidoso. São inúmeros salões de beleza, clínicas de estética, casas de depilação e de massagem, tudo para promover o cuidado e bem-estar da população.

Engana-se que essa preocupação com a beleza é algo exclusivo da mulher, segundo o relatório da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de 2014 a 2019 a quantidade de procedimentos estéticos cirúrgicos realizados por homens cresceu 4 vezes, saltando de 72 mil para 276 mil ao ano.

O último censo da SBCP também trouxe um outro dado importante. A quantidade de procedimentos estéticos não invasivos cresceu nada menos do que 390% nos últimos 2 anos, o que coloca ainda mais em evidência como o mercado de beleza é bastante promissor.

Vantagens de se formar em estética e cosmética

Você já viu no bloco anterior como o brasileiro usufrui muito do mercado de beleza, então separamos alguns motivos para você entrar de vez nesse mercado em constante crescimento.

Mercado de trabalho

A primeira coisa ao procurar sobre uma nova profissão é pesquisar como está o mercado de trabalho, afinal, se formar em uma profissão saturada dificultará muito sua colocação dentro da área escolhida. Para quem escolhe o campo da estética, a falta de emprego passa longe da realidade atual. Mesmo durante a pandemia, o cuidado com beleza se manteve, fazendo com que esse segmento de consumo se mantivesse estável apesar das dificuldades globais.

Uma prova de como esse mercado vem se desenvolvendo e apresentando novidades a cada ano é que se pegarmos o setor de estética há 10 anos e compararmos com a atualidade, veremos que muitas inovações adentraram nas lojas desse segmento.

Um exemplo é a linha de shampoo para cabelos cacheados, que antigamente era quase impossível de se encontrar e hoje já traz inúmeras opções no mercado com diversas particularidades, como o tipo do fio de cabelo e linhas veganas ou não testadas em animais.

Possibilidade de empreender

Uma das áreas que te dão uma grande variedade de opções para empreender é a de estética. Esse mercado permite que você crie seu próprio negócio se dedicando em inúmeros segmentos, como no desenvolvimento de uma linha de cosméticos, um salão de beleza, uma clínica especializada em algum procedimento, ser consultor em empresas, realizar auditorias, entre diversas outras possibilidades.

Amplo campo de atuação

Após se formar em estética você poderá alcançar uma gama de campos de atuação dependendo das especializações que você optar por cursar. Se você tiver apreço pela área de biomedicina e estética, poderá trabalhar realizando diversos procedimentos estéticos, inclusive abrir a própria clínica.

Já se a sua paixão for mais pela cosmetologia, você poderá criar novos produtos, realizar a manutenção de qualidade, consultoria, entre diversas outras funções. Na parte de criação, as possibilidades vão até onde a imaginação chegar, tendo produtos de crescimento de cabelos e barba, gel redutor de estrias, peeling e esfoliantes para o rosto, maquiagens, cremes, e muito mais.

Capacitação em pouco tempo

Uma das principais vantagens do setor de estética é a rápida e eficiente capacitação. Por ser um tecnólogo, o curso tem duração média de 3 anos, o que permite um rápido ingresso no mercado de trabalho. Além disso, essa modalidade é uma categoria de ensino superior, com o diferencial de aprender muito mais conteúdos teóricos mesclados com a prática, fazendo com que o aluno esteja altamente preparado para assumir sua função após a formação.

……

O mercado de estética é muito promissor e com vastas oportunidades para quem busca se especializar e se tornar referência na profissão. Para você que aprecia o mercado da beleza e sempre quis fazer parte desse universo, essa graduação é ideal para entrar de cabeça nesse segmento.

Conheça o tecnólogo em estética e cosmética da UniAteneu e dê o primeiro passo rumo a sua carreira de sucesso nesse mundo.