Transição de carreira: Como saber se devo mudar?

Você está visualizando atualmente Transição de carreira: Como saber se devo mudar?

É comum chegar em um momento em que percebemos que aquela profissão que escolhemos seguir por toda a vida não nos satisfaz mais, seja por insatisfação, pouca oportunidade de crescimento ou qualquer outro motivo. Estar disposto a começar uma carreira do zero determina muita dedicação e força de vontade, principalmente por você já ter vivido uma longa parte da sua história fazendo algo e que hoje realizará uma função totalmente diferente.

Essa escolha pode envolver uma nova faculdade, uma migração do setor privado para o público ou até mesmo uma mudança de região de onde mora. Para que essa escolha seja assertiva, é necessário saber a hora certa de migrar para uma nova profissão.

Já te adiantamos, essa mudança não será fácil e poderá gerar apreensão, ansiedade e diversos outros sentimentos de preocupação, principalmente para quem já exerce a mesma função há anos. Isso se deve a sensação de estar jogando fora anos de investimento financeiro e de tempo para se tornar uma referência na área.

Normalmente o profissional até recebe um bom salário devido a função que ocupa atualmente, porém o serviço não a satisfaz mais, principalmente por estar estagnado no mercado de trabalho. Outro caso comum é do profissional não se sentir como parte daquilo que vive, se sentindo deslocado na posição ou função que ocupa. Nessas situações, migrar de área pode ser um ponto chave para o alcance da satisfação profissional.

Dicas para avaliar se a mudança na carreira é uma opção

A decisão de mudar de carreira não deve vir da noite para o dia, sem uma avaliação prévia, uma conversa com amigos e uma boa reflexão antes de agir. Dependendo do caso, é importante até realizar um acompanhamento com o psicólogo, preparando a mente para as drásticas mudanças que virão pela frente durante esse processo.

É preciso compreender que você será apenas um iniciante e que dependendo da profissão, suas experiências anteriores não valerão de nada. Com isso é preciso ter paciência e dar um passo de cada vez, construindo novamente sua carreira a cada nova etapa.

Confira a seguir alguns dos principais sintomas de que algo não vai bem no seu emprego e que é hora de considerar uma nova trajetória de vida.

Falta de motivação

Estar sem vontade de ir trabalhar um ou outro dia é algo comum, porém quando esse desejo começa a ser decorrente, é preciso ligar o alerta. É preciso analisar a causa dessa falta de vontade de estar no ambiente de trabalho, o que pode ser por uma chefia ruim, um ambiente tóxico ou simplesmente a falta de motivação com a profissão.

Determinar a razão do problema será determinante para o seu futuro, assim você saberá se uma troca de empresa poderá ser a solução ou se a mudança de carreira será o melhor caminho.

Trabalho por obrigação

Sabe aquela sensação de estar indo trabalhar somente para cumprir a rotina, sendo algo forçado e nada prazeroso? Esse é um dos sinais de que talvez seja hora de mudar de profissão. Normalmente quando se chega nesse ponto, até quando você é questionado por amigos de como está o trabalho, o assunto gera estresse e te deixa nervoso. Nesse caso, avaliar uma nova carreira proporcionará uma melhora na sua saúde mental e no seu sentimento de prazer.

O tempo não passa no trabalho

Quando fazemos o que gostamos, o tempo voa e parece que você mal chegou e já está indo embora do trabalho. Já quando a situação é ao contrário, inúmeras sessões de tédio e impaciência tomam conta do trabalhador. Você olha diversas vezes para o relógio e o tempo parece engatinhar, passando a sensação de que alguns minutos parecem horas.

O outro ponto de insatisfação pode ser percebido no momento de ir embora. É comum que o profissional que esteja esgotado e insatisfeito com o trabalho não veja a hora de ir embora. Com isso, ao encerrar o expediente ele se sente aliviado por ter se livrado de mais um dia no trabalho. Tais sinais indicam que é hora de repensar as escolhas que fez para a carreira.

Em busca de novos caminhos

Se você vive flertando com outras profissões e compreende bem o que te incomoda na função atual e no ambiente de trabalho, tomar a decisão de migrar para uma nova profissão será mais fácil.

Para determinar bem a nova profissão que quer seguir, vale a pena frequentar feiras acadêmicas, conversar com pessoas da área, pesquisar sobre o mercado de trabalho e qualquer outra ação que possa te guiar rumo a nova carreira.

É importante ser algo que te atraia e que tenha um mercado promissor, caso contrário viverá a mesma situação que vive no serviço atual, desmotivado e sem oportunidades de alavancar a carreira.