Sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Está diretamente associada ao desenvolvimento econômico e material de forma a possibilitar a renovação de matérias primas, evitando assim a sua escassez no futuro.
Nesse contexto, a empregabilidade dessas ações está relacionada à criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos que, além de gerar renda e reduzir a quantidade de lixo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo. Ademais, promove o desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas, diminuindo assim o desperdício de matéria-prima e garantindo a produção de bens com baixo consumo de energia.
A busca por soluções para a gestão dos resíduos levou o Congresso Nacional à aprovação da Lei nº 12.305/10, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), na qual contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário do País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Dentre os termos da PNRS, destaca-se aquele que imputa ao setor privado a responsabilidade pelo gerenciamento ambientalmente correto dos seus resíduos, assim como sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais.
Diante do exposto, tem-se buscado soluções para amenizar os impactos ambientais através do uso da reciclagem, de forma que os resíduos após serem processados, possam gerar novos produtos para serem utilizados em diversos seguimentos industriais. Dessa forma, as ações de sustentabilidade podem estar presentes em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, que visa separar os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente no local onde foram gerados.
Assim, a coleta seletiva é de extrema importância para a realização do único processo de tratamento de resíduos sólidos que não gera sobras ao final, a reciclagem. Reciclar diz respeito a uma sociedade ser capaz de manter, a médio e longo prazo, um círculo virtuoso de crescimento econômico e um padrão de vida adequado.
Profª. Drª. Maria Estela A. Giro
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Doutora Biotecnologia e mestre e graduada em Engenharia Química. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Fermentação, Imobilização Celular e Remoção de H2S.
Conheça o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.