Um sorriso genuíno, quando seus lábios se curvam e seus olhos brilham e se enrugam, é uma coisa linda. Sinaliza alegria e conexão humana. Para algumas pessoas, essa alegria pode ser afetada por uma condição conhecida como sorriso gengival. É quando seu sorriso revela mais de suas gengivas do que você gostaria. Em termos clínicos, chama-se exposição gengival excessiva. Se você considera seu sorriso “muito gengival” é em grande parte uma questão de EVocê deve saber que é bastante comum.
Estima-se que até 10% de adultos de 20 a 30 anos consideram seus sorrisos gengivais. Além disso, mais mulheres do que homens acreditam que seus sorrisos mostram muito da linha das gengivas.
O que é considerado um sorriso gengival?
Não existe uma definição exata para um sorriso gengival. Na realidade, depende em grande parte dos olhos de quem vê. A percepção de sua gengiva pode ser afetada por:
- A altura e a forma dos seus dentes;
- A maneira como seus lábios se movem quando você sorrir;
- O ângulo da sua mandíbula em comparação com o resto do seu rosto.
De um modo geral, 3 a 4 milímetros de gengiva exposta são considerados desproporcionais, resultando em um sorriso gengival.
Quais as principais causas do sorriso gengival?
Erupção alterada dos dentes permanentes
Às vezes, a forma como os dentes adultos crescem pode resultar em um sorriso gengival. Embora possa variar de pessoa para pessoa, pode ser um traço familiar, ou seja, uma descendência genética. Quando existe essa alteração na erupção dos dentes as gengivas cobrem o esmalte e aparentemente fica um sorriso com gengiva em excesso.
Crescimento vertical da maxila.
Um sorriso gengival pode ocorrer em pessoas que tiveram o crescimento vertical da maxila exagerado. Na maioria das vezes está relacionado ao padrão facial dessas pessoas. Um paciente com face longa está muito mais sujeito a ter um crescimento vertical de maxila do que um paciente que tenha um perfil facial mais curto.
Diferença labial
Um sorriso gengival pode acontecer quando seu lábio superior tem um lado mais curto. Outro fator que pode ocorrer é os lábios apresentarem uma hipermobilidade, o que significa que eles se movem excessivamente quando você sorrir, podendo expor mais a gengiva.
Medicamentos
Alguns medicamentos podem fazer com que gengivas cresçam demais ao redor dos dentes. Isso é conhecido como hiperplasia gengival. Medicamentos que previnem convulsões suprimem o sistema imunológico ou que tratam depressão podem causar o crescimento excessivo de suas gengivas. Neste caso, é importante tratar a condição. Se não for tratado, o crescimento clínico das gengivas pode levar à doença periodontal.
Opções de tratamento
Cirurgia gengival
Se a gengiva cobrir a superfície dos dentes, o dentista pode diagnosticar e recomendar um procedimento conhecido como gengivoplastia ou gengivectomia. A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve a retirada do excesso de gengiva. Já a gengivectomia, é um procedimento que envolve não só a retirada de tecido gengival, mas também do tecido ósseo ao redor do dente. Somente o cirurgião-dentista é capaz de diagnosticar e indicar a correta cirurgia. O paciente deve ficar atento, pois a recuperação pode mudar a depender do tipo de cirurgia
Cirurgia de reposicionamento de lábio
A cirurgia de reposicionamento de lábio é feita através da instalação de um biovolume, ou seja, uma resina biocompatível que é instalada no fundo de sulco através de um deslocamento total da gengiva e um novo reposicionamento do lábio para ter um sorriso mais harmônico com o movimento labial.
Cirurgia ortognática
Se a maxila for parte do motivo pelo qual exista exposição gengival excessiva, o dentista pode recomendar a cirurgia ortognática. Este procedimento irá equilibrar o comprimento dos maxilares superior e inferior e, por muitas vezes, é indicado para equilibrar a face do paciente, se essa for também uma queixa.
Botox
Se mover os lábios sobre a linha da gengiva ao sorrir causa um sorriso gengival, você pode ter sucesso com injeções de toxina botulínica. A paralisação dos músculos elevadores do lábio pode ser o tratamento menos invasivo para correção do sorriso gengival. A única desvantagem é que seu efeito dura de 3 a 4 meses e irá ser necessário repetir o procedimento. Portanto, se um sorriso gengival está afetando sua autoestima ou você está preocupado com a saúde das suas gengivas, você tem várias opções de tratamento. Procure sempre um cirurgião-dentista.
Prof. Dr. Everardo Napoleão S. de Araújo Júnior
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Ciências Odontológicas Aplicadas, especialista em Implantodontia e Prótese Dentária e graduado em Odontologia
Conheça mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.