Existe uma pergunta recorrente a qualquer aluno ou egresso de cursos de Engenharia: “Quanto custa para construir uma casa de X metros quadrados?”. O problema está na falta de informações junto a essa pergunta: Qual a distribuição dos cômodos? Qual o tipo de acabamento? Qual a qualidade do terreno? Qual o sistema construtivo? Qual o cronograma de execução? Cada uma dessas perguntas ainda se dilatam em outras dezenas.
Estimar um valor para essa construção é tarefa árdua, as vezes fora da realidade ou até impossível, em especial quando não há projetos como guia. Como determinar o custo de uma obra sem antes realizar o levantamento de materiais? Imagine-se preparando um bolo para vender sem saber a quantidade de açúcar, farinha, fermento, ovos e leite que será utilizado. A imprecisão desse ato é descabida.
Você, caro leitor, já deve ter presenciado um familiar ou amigo que iniciou a construção e precisou paralisar a obra devido a falta de recursos financeiros para continuar. Indague-se sobre os motivos. É muito provável que a estimativa de custos fugiu da realidade e não foi possível concluir. Quando a obra foi paralisada, todo o valor já investido vai ficar “parado”. Por mais que no futuro a obra seja concluída o proprietário teve prejuízos financeiros, além do estresse com a situação.
Então, como evitar que isso aconteça? Bem, se o caro leitor é conhecedor da área, evite lançar ao vento números que não condizem com a realidade. Convença seu cliente a realizar um trabalho sério com o acompanhamento de um profissional devidamente habilitado. Os custos para o desenvolvimento dos projetos e orçamento giram em torno de 3 a 5% do custo total da obra. A bem da verdade não deveria sequer ser conhecido como custo, e sim como investimento. Investimento, pois, esse valor retorna em qualidade e segurança.
Somente com esse investimento será possível prever os custos totais da obra. Será que minhas reservas financeiras atuais são suficientes para construir ou devo aguardar? Essa pergunta só tem resposta após o acompanhamento de profissionais capacitados. Agora, você já sabe, se for construir invista nos projetos e orçamento. É melhor investir agora do que ser surpreendido com a obra já em execução.
Ao longo do texto, independente do porte da obra que deseja executar você deve ter se sensibilizado com algum dos pontos levantados. Quanto menos dinheiro você tem para construir, mais importante se torna a presença do engenheiro. Afinal, você não quer jogar dinheiro fora. Lembre-se, a Engenharia trabalha para garantir que seus sonhos não se tornem pesadelos.
Prof. Ms. Thales Henrique Silva Costa
Coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Engenharia Civil, especialista em Gerenciamento de Obras e em Engenharia Ambiental e graduado em Engenharia Civil e em Ciência e Tecnologia
Conheça o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.