Provas combinadas do atletismo – atuação no contexto escolar

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O atletismo é uma modalidade esportiva que permite aos alunos, de toda e qualquer composição física, aos mais diversos biotipos, praticar uma das suas mais interessantes provas. Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar o atleta mais completo: são as provas combinadas.

As provas de atletismo, seja nas Olimpíadas ou em outras competições, não pense que as corridas, saltos e arremesso/lançamentos são algo atual. A história dessas atividades se confunde com o próprio surgimento da humanidade, no tempo das cavernas, correr, pular e jogar objetos eram hábitos cotidianos e necessários para a sobrevivência dos seres da época.

A Federação Internacional de Atletismo (FIAA) tem nas suas regras várias provas, dentre essas, as combinadas. As mais conhecidas são as olímpicas: Decatlo (masculino – 10 provas) e o heptatlo (feminino – 7 provas). Nas categorias escolares: Tetatlo (2) para a Pré-Mirim (11 e 12 anos); Pentatlo (5) para a Mirim (13 e 14 anos); e o Octatlo (8) para a categoria Menores (16 e 17 anos). Essas disputas acontecem nos Jogos da Juventude.

Durante as práticas da educação física, o condutor da aula tem uma real oportunidade de descobrir prováveis futuros campeões. A observação atenta desse profissional é um momento áureo para concretizar essa possibilidade. Os campeões aparecem nessas ocasiões.

O atletismo durante as etapas de formação dos seus atletas, um elemento é fundamental para o desenvolvimento das diferentes capacidades físicas e técnicas desses jovens iniciantes, onde deve-se trabalhar de uma forma generalista e dinâmica todas as valências. Nessas idades, é muito importante alargar o leque de experiências motoras dos alunos/atletas, e a participação nas provas combinadas dessa faixa etária é uma excelente oportunidade para o treinador motivá-los para as diferentes provas do atletismo.

O treino para as provas combinadas, além de proporcionar um desenvolvimento multilateral nas diferentes capacidades físicas, estimula a aprendizagem de diferentes aspectos do atletismo, permite aos atletas iniciantes essa polivalência, verificando-se os talentos e a potencialidade desses treinandos para possibilidades futuras.

Nessa caminhada, deve-se ter o cuidado com as cobranças de resultados. com a especialização precoce, deixando em aberto as várias possibilidades. Uma boa proposta para o treinamento de atletas de provas combinadas é a realização de treinamentos em circuitos específicos para essas modalidades. Esses circuitos devem ser compostos por exercícios que trabalhem os grupos musculares solicitados nas provas que compõem essas modalidades, respeitando os mais diversos aspectos técnicos. Deve-se utilizar objetos de fácil acesso, usando predominantemente os equipamentos e espaços disponíveis na escola. Tanto o técnico bem como o aluno/atleta têm que ser determinado, disciplinado e deveras criativo.

Para esses jovens em evolução, no mundo escolar, o céu tem que ser o limite

Prof. Ms. Franklin de Freitas Lopes

Docente do Curso de Educação Física da UniAteneu

Mestre em Planejamento em Políticas Públicas, especialista em Gestão Escolar, em Gestão em Ouvidoria, em Segurança Pública e eu outras áreas e é graduado em Direito e Educação Física.

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