Ensino remoto: chegou para ficar?

Você está visualizando atualmente Ensino remoto: chegou para ficar?

Muito provavelmente você que está lendo este texto, assim como eu deve estar se fazendo todos os dias a mesma pergunta que me faço: será que o ensino remoto vai prevalecer depois desta pandemia? As aulas voltarão ao modo totalmente presencial? É o fim do ensino presencial? Infelizmente ainda não tenho como dar uma resposta concreta para tais perguntas, mas aqui irei trazer reflexões, pois já percebi algumas mudanças neste aniversário de um ano de pandemia aqui no Brasil e também sugerir algumas ações para que você estudante ou professor consiga superar de forma positiva este acontecimento.

É um desafio grande, pois nossa sociedade não foi instruída a aprender com o ensino remoto e são poucos professores que possuem formação adequada para lecionar a distância. Tivemos que de forma imediata que buscar alternativas para não parar o ensino em todos os níveis e modalidades. Então, com o ensino remoto o professor pode ministrar aula ao vivo e seus alunos poderão assistir em casa. Além de casa, isto pode acontecer em hotel, no ônibus ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Sua principal proposta é possibilitar interação instantânea entre os sujeitos envolvidos que utilizam da tecnologia a favor do conhecimento, como se fosse a sala de aula presencial. Acredito que o ensino remoto chegou para agregar o presencial, mas não para substituí-lo, dando liberdade de escolha.

Saliento que a educação a distância já vinha crescendo nos últimos anos, gerando oportunidade para pessoas que por motivos pessoais, trabalho ou de distância dos polos/sedes não poderiam ir presencialmente à universidade. O Censo da Educação Superior de 2019 divulgou que quatro a cada dez alunos no ensino superior se matriculam em cursos de graduação à distância. Com o novo Covid-19, o número de ingressantes deve aumentar mais ainda. Sabendo disso, as instituições com certeza irão investir em recursos educacionais para não ficar de fora e continuar formando alunos.

Não sabemos até quando isso irá continuar ou o que nos espera, mas é importante saber administrar o tempo de forma a realizar suas tarefas de ordem de importância, se adaptar buscando outros meios para entender as plataformas, capacitar e ter habilidade nos apps, ser produtivo estudando e entregando os trabalhos em dia; participar das aulas e discussões no horário da aula ao vivo; ter foco para não perder o momento da aula on-line, tudo isso irá fazer você ter autonomia para aprender a aprender, pois o modelo remoto de aula no momento é a única alternativa para quem deseja e projeta um futuro de sucesso. É uma condição inevitável para quem quer logo concluir o seu curso e ir para o mercado de trabalho.

Profª. Line Maria de Lima Gadelha

Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Especialização em andamento em Psicopedagogia, tem MBA em Administração e Negócios e é graduada em Pedagogia

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.