Depois de um longo dia de trabalho, você está se preparando para dormir. Seu sorriso é formado por uma prótese removível e, quando dorme, muitas vezes, não se preocupa em tirar a prótese da boca. À primeira vista, isso pode não parecer uma coisa tão ruim, mas tudo bem passar a noite com a prótese?
À noite, o corpo reduz a produção de saliva. A falta desse fluido pode levar a muitas bactérias no ambiente bucal, principalmente, para quem usa próteses removíveis. Portanto, não é recomendado o uso de acessórios durante o sono. Com a prótese total, o paciente não corre o risco de cáries ou periodontite, já que não possui dentes naturais, o que pode causar outros problemas. A falta de higiene e a não retirada da prótese nesse período podem levar a infecções fúngicas como a candidíase oral.
Não usar dentaduras na hora de dormir é um tema que, embora explicado pelos dentistas, não é aceito por todos os pacientes, pois a maioria se incomoda com a estética do sorriso. “Muitas pessoas com dentaduras afirmam que têm vergonha de dividir a cama com um cônjuge ‘desdentado’”, disse o profissional. Por outro lado, é importante ter em conta que o tecido oral recupera durante este período da pressão que os encaixes exercem ao longo do dia.
Antes de ir para a cama, todos os pacientes – com ou sem dentaduras – devem realizar uma higiene bucal completa. Este é o ritual habitual para pessoas com dentes naturais, mas para pacientes com dentaduras, a limpeza é um pouco diferente. “Retirar a dentadura da boca, escovar com escova macia (caso o paciente não tenha perdido todos os dentes), e higienizar os encaixes”.
Por ser um material de resina, você pode usar uma escova um pouco mais dura e pasta de dente própria para limpar a parte interna e externa da prótese. Outro detalhe da higiene é limpá-la duas vezes por semana, colocando-a em um recipiente com água e pastilha efervescente. Faça isso à noite. Ao acordar, sempre lembre de limpá-la antes de recolocá-la na boca.
Outros cuidados
Apesar de ser feita de materiais mais duráveis, a prótese tem suas fragilidades e o usuário deve tomar cuidado para não danificá-la. “Evite mastigar alimentos duros, não use pasta de dente abrasiva para limpar a dentadura e faça a higiene bucal após cada refeição”. Lembre-se que o paciente deve sempre retirar a prótese da boca para uma limpeza adequada.
Prof. Dr. Everardo Napoleão Santana de Araújo Júnior
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Ciências Odontológicas Aplicadas, especialista em Implantodontia e em Prótese Dentária e graduado em Odontologia
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.