Pode perguntar

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Para os profissionais de Marketing, compreender em profundidade os consumidores – desejos, expectativas, necessidades, atitudes e comportamentos – é sabidamente obrigatório ou mesmo básico. Essa compreensão se cristaliza em boa parte das vezes por meio das atividades de pesquisa de mercado, uma das mais importantes ferramentas da área de Marketing. Desde a criação da primeira grande empresa de pesquisa no país, o Ibope, em 1942, é possível afirmar que o investimento em coleta, processamento, análise e disseminação de informação tem sido, por qualquer ângulo que se queira enxergar, benéfico para tomadores de decisão.

É comum escutar que a principal matéria-prima utilizada pelo Marketing para trabalhar é a informação. Informação de qualidade e na medida para se trabalhar, diga-se. Falo em qualidade porque nem toda informação que está por aí é realmente útil, e falo em medida porque o excesso, é sabido, faz tanto mal quanto faria a sua escassez. “Faria”, no caso, é o tempo verbal correto, uma vez que de escassez de informação o profissional de Marketing não morre nos dias atuais. Produzimos e consumimos informação em escala colossal hoje em dia. Uma pesquisa (olha ela aí) rápida na Internet endossa essa afirmação com tranquilidade.

A pesquisa de mercado no Brasil é organizada, profissionalizada e atualizada. A prática da pesquisa em si pode vir de agentes diversos. O Marketing da empresa trabalhando em um esforço de pesquisa, empresas especializadas na área, consultorias de Marketing e até mesmo diretamente dos pequenos empreendedores, que já possuem à sua disposição ferramentas online simples e gratuitas para buscar as informações de que necessitam. Democratizou-se a atividade da pesquisa, enfim. No entanto, é muito importante salientar que pesquisa é coisa séria, exige método, exige conhecimento técnico e, principalmente, exige o conhecimento claro sobre o que se quer saber.

Precisa-se de pesquisa para quase tudo. No desenvolvimento ou melhoria de bens e serviços, para a execução de campanhas de comunicação, nos relacionamentos duradouros com clientes e parceiros de negócios, na busca por localizações adequadas para montar um ponto de venda, na seleção das mídias corretas para estabelecer o posicionamento de uma marca; enfim, qualquer ação de Marketing depende, dentre outras variáveis, das informações advindas de um esforço de pesquisa prévio. São muitas as vantagens da pesquisa de mercado. Além do que, é bom saber, fazer pesquisa é estar em uma área instigante e muito interessante de se aventurar dentro do Marketing.

Mas talvez a principal vantagem da pesquisa de mercado seja a “organização” da realidade que ela proporciona para o pesquisador e para o tomador de decisão. Afinal, os dados e as informações estão por aí, soltos, desorganizados, ocorrendo quase que caoticamente ao mesmo tempo. Cabe à pesquisa, por meio de suas perguntas e análises, “organizar” o contexto e entregar ao tomador de decisão o enquadramento mais próximo da realidade naquele momento. As empresas agradecem. Basta perguntar.

Prof. Me. Edmilson Pinto de Albuquerque Júnior
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração e Controladoria, especialista em Gerência Executiva de Marketing e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda

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