Para que servem as bolas nos fios de alta tensão? Quem regulamenta a presença das bolas laranjas? Como essas bolas são instaladas? Essa sinalização é presente em outros países?

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Algumas indagações são frequentes quando se trata da questão de fios de alta tensão possuir bolas vermelhas ou laranjas ao longo de toda a sua extensão: “Para que servem as bolas nos fios de alta tensão? Quem regulamenta a presença das bolas laranjas? Como essas bolas são instaladas? Essa sinalização é presente em outros países?”. É comum quando se caminha por estradas ou lugares mais abertos encontrar fios de alta tensão que apresentam bolas vermelhas ou laranjas ao longo de toda a sua extensão. Além de muitas vezes provocar curiosidade, essas peças possuem um objetivo principal que é bem simples, isto é, sinalizar os cabos de alta tensão que ali estão.

Tais marcações servem para advertir pilotos de transporte aéreo, como por exemplo, de aviões, helicópteros, dentre outros. Vale salientar que graves acidentes podem ocorrer se por acaso algum desses veículos fiquem presos nos fios, pois peças aerodinâmicas importantes sofrem risco de danos. Não é atoa que se percebe a presença dessas bolas próximas de aeroportos e/ou helipontos. Outro fato importante além da sinalização para evitar tragédias é que esses objetos também possuem materiais que podem atrair descargas elétricas. Dessa forma, os raios são desviados dos fios, das antenas e de qualquer outra estrutura mais alta que esteja localizada por perto dos fios de alta tensão.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da Norma 6535, regulariza a instalação das bolas nos fios de alta tensão. A indicação ainda precisa ter uma cor vistosa e que proporcione contraste em comparação com o verde da vegetação, e por isso ela é composta por esferas de outras cores, como o vermelho, laranja e amarela. Apesar do nome oficial delas serem “esferas de sinalização diurna”, elas também precisam trazer características que facilitem a visualização durante a noite. É importante lembrar que quando a iluminação não é abundante em alguns lugares, se coloca sistemas com pequenos cilindros que trazem iluminação de neon para facilitar a visualização.

Essas peças devem ser construídas com materiais que consigam se manter intactos mesmo com as intempéries climáticas. Com isso, elas são produzidas com orifícios para escoamento de água, peças anticorrosivas, tinta resistente a raios ultravioletas e revestimento em fibra de vidro. Essas bolas laranjas possuem diâmetro equivalente a 60 centímetros e peso igual a 5 quilogramas. Embora as dimensões dessas bolas pareçam grandes quando se visualiza, só se tem essa sensação quando se observa ao nível do solo. Todos os aspectos técnicos são definidos e avaliados pela ABNT através da Norma 6535.

Para a instalação ou manutenção das bolas laranjas, isto pode ocorrer de duas maneiras. Quando uma nova rede elétrica é instalada, os cabos ainda não estão energizados e por isso é possível utilizá-los como um suporte, em que um profissional especializado desliza pelos fios com a esfera nas mãos. No entanto, dependendo do caso, uma manutenção pode acontecer enquanto os cabos já estão energizados, e dessa forma causam riscos bastante altos para quem é responsável pela assistência. Nesse caso, o trabalho em linha viva pode ser realizado com o auxílio de helicópteros e outros equipamentos de proteção individual para o técnico.

O emprego das peças coloridas com o objetivo de alertar para a presença de fios não é peculiar do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, a instalação dessas esferas é regulamentada pela Federal Aviation Administration, com regras que permitem a pintura das esferas nas cores laranja, vermelho, amarelo e até branco. O órgão ainda determina que a sinalização tenha pelo menos 36 polegadas, ou seja, 90 centímetros diâmetro em áreas próximas de cânions, lagos ou rios. Elas podem ter 20 polegadas, ou seja, 50 centímetros quando posicionadas a menos de 50 pés que é equivalente a 15 metros acima do nível do solo, e 1.500 pés (457 metros) do fim de uma pista de aeroporto. Além disso, quando estão próximas de locais de decolagem e aterrissagem, elas precisam ficar com um espaçamento máximo de 50 pés (15 metros), enquanto em outros locais a legislação permite uma distância de 200 pés (60 metros) entre cada esfera.

Pelo que foi exposto, percebe-se que o principal objetivo do emprego das bolas laranjas é servir como sinais de trânsito para o transporte aéreo, e, portanto, a falta dessas esferas pode causar acidentes sérios. Logo, a presença dessas peças nos fios de alta tensão é estritamente necessária, a fim de evitar que aviões que precisem fazer pousos forçados ou até mesmo caírem.

REFERÊNCIAS

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com vistas à segurança da inspeção aérea – Procedimento – NBR 6535. Rio de Janeiro, 2005.

Prof. Me. Francisco Carlos Castro
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, especialista em Ensino de Matemática e graduado em Engenharia Civil e em Física

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