De que forma o profissional de Educação Física pode ser efetivamente reconhecido como um profissional de Saúde?

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As Ciências da Saúde ou Ciências Médicas são as áreas de estudo relacionadas com à vida, à saúde e à doença, onde a profissão de Educação Física está inserida. As profissões vinculadas às aludidas ciências, quando balizadas cientificamente pelos profissionais das diversas áreas que a compõe, devem respeitar as seguintes etapas processuais: na fase diagnóstica ou de análise inicial, deve-se realizar uma anamnese, sondagem, exames clínicos, exames laboratoriais e/ou testes.

Na fase de atuação ou de prescrição, deve-se recomendar a utilização de medicamentos, aplicação de manobras, massagens, exercícios terapêuticos específicos e atividades físicas, orientações de dietas, posturas e mudança comportamental. E, na fase de acompanhamento, os profissionais das Ciências da Saúde ou Ciências Médicas devem realizar comparações de exames e testes, avaliações clínicas e/ou físicas, além de orientar seus clientes/pacientes a realizarem retornos periódicos para procedimentos de controle.

O texto acima parece óbvio, todavia, para alguns profissionais de Educação Física inseridos nas academias que ofertam múltiplas atividades físicas, nas assessorias esportivas, nos boxes de crossfit e treinamento funcional, dentre outras, os processos supracitados parecem não ser respeitados. A prática das atividades físicas desenvolvidas nestes locais afigura-se de forma empírica e arcaica, realizada através de erros e acertos, com programas genéricos e parecem não respeitar os princípios científicos da periodização do treinamento, e tampouco, seguir a evolução das demais profissões que compõem as Ciências da Saúde.

Neste contexto, torna-se fundamental citar a notável frase de um dos mais conceituados e respeitados estatísticos e teóricos da qualidade total, William Edwards Deming (1993): “O que não é medido não pode ser gerenciado”. Segundo ele, “sem dados, você é apenas uma pessoa qualquer com opinião”. Ora, os clientes/pacientes dos profissionais da saúde não querem opinião, não querem ser utilizados como amostras de ensaios de métodos de tentativas (erros e acertos), principalmente, porque alguns erros poderão ficar marcados em seus corpos para o resto de suas vidas.

Assim, para que o profissional de Educação Física, seja reconhecido como um profissional da saúde, deve iniciar seus trabalhos com o diagnóstico de seus clientes, obtido através de uma avaliação física completa, contendo, no mínimo, as seguintes fases: anamnese, aplicação do questionário PAR-Q, WHOQOL-100, aferição de pressão arterial e frequência cardíaca em repouso, avaliação da composição corporal, aplicação de testes físicos: cardiorrespiratório submáximo, força, resistência e/ou potência muscular, de flexibilidade e mobilidade; e ainda, realização de uma avaliação postural.

A partir dos resultados da avaliação supracitada, o profissional de Educação Física poderá prescrever, com segurança, um programa de treinamento adequado à real condição física do cliente, visando alcançar os objetivos que levaram o cliente a buscar a prestação de serviços deste profissional da saúde. Todas as informações obtidas devem ser analisadas e arquivadas no prontuário do cliente, servindo de parâmetro para elaboração, controle, acompanhamento e reavaliação de resultados dos programas de treinamento elaborados a partir destes dados.

Em suma, para que o profissional de Educação Física seja efetivamente reconhecido como um profissional da saúde, ele precisa passar a agir como um profissional da saúde, amparando sua prática laboral em protocolos científicos de diagnóstico, avaliação, prescrição e acompanhamento do planejamento e dos resultados dos treinamentos de cada um de seus clientes. O respeito e o reconhecimento da sociedade ocorrerá através da credibilidade e da segurança adquiridas pelas metodologias científicas aplicadas em seu cotidiano laboral, e não somente pela imposição da resolução 218 do Conselho Nacional de Saúde, ou da inclusão da CBO 2241-40 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Prof. Adriano Marcelo Thomaz
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Especializando em Direito e Processo Constitucionais, especialista em Direito Tributário e em Ciência do Movimento Humano e graduado em Direito e em Educação Física

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