Odontologia digital

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Odontologia digital

Com o avanço da era digital, todas as áreas evoluíram e, inclusive, a Odontologia. A Odontologia está em constante evolução no desenvolvimento técnico e científico, o que vem possibilitando os tratamentos dentários mais rápidos e precisos para os pacientes. Afinal, o que é a Odontologia digital? Significa a aplicação de tecnologia para otimizar tratamentos dentários diversos. Desta forma, é possível oferecer mais conforto ao paciente e auxiliar o tratamento do dentista por meio de sistemas e equipamentos que podem tornar os processos mais rápidos e precisos. Antes, para fazer um dente de porcelana, demorava muito tempo e várias consultas, e hoje é possível realizar esse processo em até duas horas.

A Odontologia digital se caracteriza por soluções tecnológicas que estão cada vez mais inseridas nos consultórios dentários e laboratórios. Podemos criar próteses, facetas dentárias e restaurações sem a necessidade de moldes, simular reparações estéticas e mudanças no sorriso para a avaliação do paciente, planejar cirurgias guiadas (ortognáticas, enxertos e implantes dentários). Apresenta inúmeras vantagens, como: redução do tempo clínico com processos mais rápidos e planejamento mais previsível. Facilita, simplifica e agiliza os tratamentos para pacientes que desejam mudar aspectos do sorriso.

O paciente precisa ser digitalizado. Com isso, podemos dividir o processo em etapas:

  1. Processo de captura de imagens com fotos digitais e vídeos, escaneres intra-orais 3D e tomografias computadorizadas;
  2. Processo de planejamento em softwares, onde com as informações capturadas, o dentista projeta os aparados necessários para o tratamento. As necessidades dos pacientes podem ser realizadas pelos softwares, desde restaurações até tratamentos cirúrgicos guiados;
  3. Processos de fresagem ou impressões 3D, que com o projeto digital pronto no software é necessário colocar o material que o dentista escolheu no processo de fresagem e o produto fica pronto. A impressão 3D é de forma aditiva, onde o produto é criado sobre um modelo de polímero.

Hoje, até por meio de um iPad, é possível controlar o “motorzinho do dentista”. tornando o tratamento mais silencioso e confortável. Os escaneres permitem o mapeamento da boca, onde colocam a imagem em 3D na tela do computador, em um processo que dura entre um a cinco minutos. Porém, é importante lembrar sempre que cada paciente tem necessidades e resultados diferentes.

Prof. Ms. Félix Nina Neto

Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu

Mestre em Clínica Odontológica, especialista em Implantodontia e em Endodontia e graduado em Odontologia

Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.