O que preciso saber para escolher a Fisioterapia como área de atuação nos dias atuais?

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente O que preciso saber para escolher a Fisioterapia como área de atuação nos dias atuais?

A Fisioterapia é uma ciência que estuda o movimento humano, de modo que o profissional fisioterapeuta é capaz de avaliar, prevenir e tratar os distúrbios cinéticos, sejam decorrentes dos órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas. Para tal fim, é necessário o domínio das ciências biológicas, morfológicas, fisiológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia, além das disciplinas comportamentais e sociais.

A formação acadêmica superior capacita o profissional a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e nas áreas educacionais, administrativas e de pesquisas científicas. Além disso, vale destacar que o mesmo é habilitado para dar o diagnóstico cinético funcional, o prognóstico, realizar uma prescrição, estabelecer uma intervenção e programar a alta do paciente, desenvolvendo competências e habilidades que o permitam atuar com autonomia, ética e responsabilidade, aplicando seu conhecimento nas diversas áreas de atuação.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), órgão que regulamenta a profissão no país, reconhece 15 especialidades da fisioterapia, são elas: Acupuntura, Aquática, Cardiovascular, Dermatofuncional, Esportiva, Gerontologia, Fisioterapia do Trabalho, Neurofuncional, Oncofuncional, Respiratória, Traumato-ortopédica, Osteopatia e Quiropraxia, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Terapia Intensiva, podendo o profissional escolher o seu campo de atuação e direcionar os seus estudos para o mesmo.

Cada especialidade demanda uma rotina diferente. As individualidades do paciente e os diversos locais de trabalho também fazem com que o dia a dia do fisioterapeuta seja muito dinâmico, de modo que podemos atuar em especialidades distintas, desde o domicílio até a unidade de terapia intensiva (UTI).

O Curso de Fisioterapia requer muito estudo e dedicação, durando em média cinco anos, formando um profissional generalista, com conteúdos teóricos e práticos, permitindo um leque de especialidades e campos de atuação. É uma profissão que motiva a cada dia, trazendo funcionalidade e qualidade de vida para o indivíduo.

Diante do momento pandêmico, decorrente das hospitalizações da Covid-19, a Fisioterapia se fez presente como uma área fundamental para a recuperação dos pacientes, de modo que o índice de contratação desses profissionais aumentou em 44,6%, entre os meses, de abril de 2020 e março de 2021, colocando essa profissão em destaque no mercado de trabalho (CAGED, 2021).

Por fim, embora em evidência, tem-se um mercado concorrido, que requer um profissional bem preparado e dedicado para atuar e conquistar o seu espaço. A Fisioterapia destaca-se ainda como uma das profissões em que se trabalha com prazer. Portanto, é caracterizada como uma área de atuação em que se trabalha “feliz”, sendo a sua prática bastante gratificante.

REFERÊNCIAS

COFFITO lança campanhas em homenagem aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais durante a pandemia provocada pela COVID-19. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=16766. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

Fisioterapeuta – Salário 2021 e Mercado de Trabalho em Fisioterapia. Disponível em: https://www.salario.com.br/profissao/fisioterapeuta-geral-cbo-223605. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

O Fisioterapeuta. Disponível em: https://www.crefito1.org.br/profissoes/fisioterapia. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

Mercado de trabalho para Fisioterapia: tudo o que você precisa saber. Disponível em: https://blog.portalpos.com.br/mercado-de-trabalho-para-fisioterapia. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

Profª. Ma. Juliana Pinto Montenegro

Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Ciências Médicas, especialista em Fisioterapia na UTI e graduada em Fisioterapia

Conheça o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.