A Histologia e a Embriologia fazem parte de um ramo da Biologia que estuda as células de acordo com suas estruturas, estuda também suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. É um campo de estudo presente nos cursos da área da Saúde e Biológicas. O estudo da Histologia, voltado para a cavidade oral, apresenta um foco especial com relação ao entendimento e ao funcionamento dos variados sistemas celulares, de modo a aprender como as células são reguladas e compreender o funcionamento de suas estruturas e funcionamento ao final do desenvolvimento completo das estruturas da cavidade oral.
Visando estudar mais detalhadamente os componentes da célula, estes componentes possuem uma importância determinante na vida de todos os seres vivos, que são formados por celular. Dessa forma, quando pensamos na área da Odontologia, podemos pensar que não, mas é necessário ter o conhecimento sobre a Histologia para completar a formação, ter noção de como o tecido dental está e comparar como foi formado. E assim, conseguir verificar as estruturas e a funcionalidade tecidual adequada e normal ao fim do desenvolvimento completo.
Com o estudo real do funcionamento do organismo e da biologia tecidual, o dentista pode descobrir diagnósticos e indicar melhores tratamentos para uma possível alteração bucal ou até mesmo buscar cientificamente explicações para outros tipos de deformidades desconhecidas na literatura, previamente. E como é fundamental entender a origem dos tecidos, órgãos e sistemas de um organismo. A Embriologia, também, agrega através do seu entendimento, e nos faz compreender as relações evolutivas que se evidenciam durante a formação de um embrião. É possível, também, classificar os seres vivos através de mecanismos embriológicos comuns. Dessa maneira, a Embriologia é imprescindível para o estudo da vida.
A Odontogenese, por exemplo, é um processo que requer interações reciprocas do epitélio oral com a ectomesênquima, cujo funcionamento envolve contatos intercelulares, onde existem principais fenômenos que devem ser estudados e desmistificados e assim, correlacionar com as anomalias dentárias do desenvolvimento. Então, sem os conhecimentos básicos e fundamentais dessa disciplina, não se pode formar um futuro profissional completo.
Profª. Ma. Raquel Bastos Vasconcelos
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Odontológicas, especialista em Implantodontia e graduada em Odontologia
Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.