O poder da criatividade nos dias de hoje

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Escrever sobre criatividade para mim é uma das coisas mais prazerosas, pois convivo com isso em meus dias, em minhas noites, em minhas empresas e estou escrevendo agora um segundo livro sobre o assunto. Em meu primeiro livro “Pense fora do esboço”, discorri sobre como somos todos criativos e como podemos revelar essa nossa criatividade, afinal de contas, já nascemos criativos. O mundo nos colocou em caixas e agora quer que a gente saia dessas caixas, nos mandando a todo instante “pensar fora da caixa”. Em meu livro, que nos inspira a “pensar fora do esboço” e não apenas fora da caixa, mostrei que muitas vezes existem sonhos que temos medo de realizar, e colocamos para sempre dentro das gavetas, acabamos nos comprometendo com muitas outras coisas e esses sonhos ficam lá esquecidos, empoeirados e desiludidos…

Meu livro vem, portanto, como um despertar para que possamos abrir essas gavetas e trazer de volta o encanto dos sonhos e da criatividade e que isso nos fará crescer e melhorar enquanto pessoas e profissionais resolvedores de problemas, pois enquanto designers é exatamente o que somos, não é mesmo?! Mas e nos dias de hoje? Como está essa tal criatividade? O mundo está caminhando tão rápido que fica difícil perceber onde as coisas começam ou terminam e as réplicas, cópias, imitações ou repetições nos afogam em um mar digital de informações frenéticas e absurdamente letais mentalmente, onde começa a criatividade e onde se cruzam as inspirações que não mais se inspiram, mas se copiam fervorosamente e com total ausência de ética, pois o que nos resta ou nos interessa é a venda pela venda, ou seja, o lucro.

Ha tempos perdemos o tempo do escambo, mas essa troca de mercadoria se resumiu hoje a uma cópia de mercadorias que nos confundem e nos embaraçam na ânsia de algo novo, que muitas vezes continuará sendo baseado no velho. Até que ponto peles nas passarelas dividem opiniões se há tempos passados eram luxo, e há tempos remotos eram esdrúxulos e julgados como mórbidos, e agora voltam como uma divina comédia¹.

Mas a criatividade está na tecnologia que nos faz enxergar o novo em cada detalhe, conversar com um holograma, caminhar em tênis amortecidos com grama, vestindo roupas de fungo, em um shopping no Metaverso, ou até mesmo imprimir nossa própria roupa em casa, e carregar nosso carro na tomada da varanda, mas isso não para por aqui, pois ainda temos muito o que pensar sobre o que mais essa tal criatividade irá nos oferecer, pois ela é o que nos liberta das amarras e ela é libertada quando nos libertamos. Isso pode parecer confuso, mas é simples, e o melhor é que essa tal criatividade nos tira dos loopings das repetições, mas isso você terá que ler em meu próximo livro que será lançado em breve.

¹ KREITLOW, Fernanda Farias. Pense fora do esboço: um livro sobre ser criativo além do esboço e como transformar suas ideias em realidade/ Fernanda Farias Kreitlow – Fortaleza: Premius Gráfica e Editora, 2021.

² Divina Comédia – Livro de Dante Alighieri, e que foi usado como tema para o desfile da marca SchiMaparelli, pelo diretor criativo Daniel Roseberry, que se inspirou em “O Inferno”, primeira parte do livro a Divina Comédia, para desenvolver a sua coleção para a semana de moda de Paris em janeiro de 2023, e que causou grande polémica e divisão de opiniões, pois este colocou na passarela réplicas sintéticas de cabeças e peles de animais.

Profª. Ma. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão de Negócios Turísticos, especialista em Styliste Coloriste Infographiste e graduada em Design de Moda.

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