O estágio profissional em Psicologia Hospitalar como possibilidade de aproximação do campo complexo do processo saúde/doença

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A Psicologia Hospitalar é uma das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atuação da psicóloga hospitalar apresenta múltiplas possibilidades, ofertando assistência à tríade paciente, família/cuidadores e equipe nos inúmeros espaços e unidades do hospital e em diversos momentos do processo de adoecimento. O hospital é um lugar complexo, consistindo em um espaço geralmente hierárquico e disciplinatório. Tais características se sustentam na necessidade de manutenção do controle de variáveis que possam interferir no cuidado e nas terapêuticas propostas.

O saber médico ainda é o mais vigente. Contudo, a partir da ampliação da compreensão de saúde como atravessada por aspectos não apenas físicos, mas biopsicossociais, outros atores se presentificam nesse campo com cada vez mais destaque. Não é mais possível pensar em uma assistência em saúde unidimensional nos dias atuais. Dentre esses profissionais, encontra-se a psicóloga hospitalar. Sabe-se, portanto, que a formação da profissional da psicologia apresenta distinções da formação da maior parte dos profissionais das Ciências da Saúde.

A ênfase na individualidade dos processos humanos e nos aspectos subjetivos que repercutem nas diversas experiências de adoecimento, sejam a nível psíquico ou físico, são a base das compreensões da Psicologia. O estágio profissional dentro do campo hospitalar promove, de modo antecipado, o contato do acadêmico de Psicologia com a atuação multiprofissional e multidisciplinar necessárias para a promoção de um cuidado integral.

Essa prática apresenta a possibilidade de ampliação de conhecimento, a partir do diálogo de múltiplos saberes, mas também permite ao aluno lidar, com a supervisão de docentes e preceptores, com as complexidades inerentes ao próprio ambiente hospitalar a partir do choque entre aspectos teóricos e práticos na atuação direta ao paciente, à família e à equipe. Desse modo, torna-se possível ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas com as possibilidades da práxis e como integrante do processo de cuidado com um olhar integral sobre múltiplos processos vivenciados no hospital.

Profª. Glendha Moreira de Lima
Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu
Especializanda em Clínica em Gestalt-Terapia, especialista em Residência Multiprofissional em Cancerologia e em Psicologia Hospitalar e da Saúde e graduada em Psicologia

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