A supervisão de uma obra é nada mais que um conjunto de atividades que tem como objetivo principal garantir que todo e qualquer projeto seja executado conforme projetado e de acordo com normas, qualidade, segurança e eficiência. O engenheiro e o arquiteto entram como peças-chave na supervisão, garantindo que todas as atividades sejam organizadas de modo que atendam a todos os padrões de qualidade e segurança, aplicando corretamente as especificações técnicas e práticas de construção, garantindo o resultado satisfatório na construção ou execução dos serviços previstos em projeto.
Além disso precisamos destacar que estes profissionais também desempenham um papel de extrema importância quando falamos em redução de riscos e prevenção de problemas ao monitorar todos os processos e com isso identificando riscos sejam eles de segurança, operacionais e até financeiros, além de controlar o cronograma e orçamento preestabelecido, evitando atrasos e aditivos na parte financeira.
Com a crescente demanda por práticas sustentáveis o papel da supervisão de obra evoluiu e teve as suas reponsabilidades ampliadas com a finalidade de garantir cumprimento das normas ambientais e a sustentabilidade. Dentre essas responsabilidades, podemos citar a gestão de resíduos que o gestor deve implementar sistemas que garantam que os materiais de descarte sejam reciclados ou descartados de forma adequada para minimizar o impacto ambiental.
Citamos também a eficiência energética incorporando práticas que aumentem a eficiência energéticas das obras, além da garantia da utilização de materiais sustentáveis certificados e ecologicamente corretos. Outro ponto é garantir que o projeto e a execução dos serviços estejam em conformidade com a legislação ambiental vigente, incluindo licenças ambientais e normas de emissão de poluentes e requisitos para a correta conservação de recursos naturais.
A supervisão de obra é um processo complexo e tem o engenheiro e o arquiteto como personagem principal, pois cada um traz suas habilidades e seus conhecimentos específicos, atendimento às exigências de normas, diretrizes e boas práticas, além da segurança com o intuito do sucesso da execução do empreendimento.
Profª. Eline do Amorim Santos Corrêa
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Infraestrutura de Transportes – Rodovias, tem MBA Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura e graduada em Arquitetura e Urbanismo.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.