Mix de produtos é o conjunto de itens comercializados e/ou fabricados por uma empresa, que fazem parte de seu mix de venda. É a variedade de produtos de um negócio, planejados e pensados para atender às necessidades de seus públicos-alvo, segundo o planejamento estratégico do negócio. Já consumidor é quem consome os itens materiais ou imateriais produzidos e/ou comercializados por uma empresa, marca, loja, ou qualquer tipo de negócio. Um dos pontos fundamentais em uma gestão assertiva de um mix de produtos é entender que é impossível atender a todos. Portanto, priorizar o atendimento aos consumidores que fazem parte do mix de mercado, sem deixar de observar novos nichos.
Todos os dias, surgem no mundo novos consumidores com uma grande complexidade e diversidade de demandas, e entre eles, existem os que são seus consumidores, os que eram, os que serão, e os que nunca serão. Os novos caminhos da moda estão sendo organizados e direcionados por alguns sentimentos que estão impactando e irão impactar o mercado e na comercialização de produtos. A Account Director, Bruna Ortega, do WGSN, intitulou esse sentimento de “choque com o futuro” e de “paralisia social”, que segundo ela causa estresse e desorientação que são gerados pela magnitude da velocidade da atualidade.
Ela faz uma analogia, com uma maratona, onde sabe-se onde fica a linha de chegada. Toda essa carga emocional, gera um excesso de estímulos e uma sobrecarga sensorial. Somos constantemente estimulados por imagens e por sons. Então, até nossa comunicação mudou. Uma pesquisa do jornal O Estadão mostrou que o TikTok em 2021 superou o Google em acessos, o que mostra que ao invés de pesquisar, quer receber pronto, o problema é que no TikTok não necessariamente escolhe-se o que será consumido.
Os novos consumidores estão repensando o consumo e suas escolhas, e sabem que há excesso de itens no mundo. Então, eles redefiniram o conceito de consumir. Eles reintegraram o compartilhar de forma mais significativa e atuante, compram, consomem coletivamente e usam de forma colaborativa. Esse novo consumidor não se apega às coisas materiais, está focado na experiência, ele quer rapidez, mas quer escolher e quer qualidade. Ele quer diversidade, não aceita cópias, quer originalidade sem agredir o meio ambiente, quer a transparência das marcas, e sentir nelas os seus valores. Ele quer um propósito de existir e consumir.
Profª. Ma. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Design de Moda, mestra em Gestão de Negócios Turísticos, especialista em Styliste Coloriste Infographiste, graduanda em Artes e graduada em Design de Moda
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