• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Laserterapia na Odontologia: benefícios e limitações do uso de irradiation laser intravenous of blood (Ilib)

Juntamente ao desenvolvimento da Odontologia e a busca contínua por novas terapias, tem-se evidenciado um grande avanço acerca do uso de terapias complementares, visando proporcionar maior conforto, satisfação e rapidez aos tratamentos odontológicos (GOMES et al., 2013). Nesse contexto, a Laserterapia tem obtido grande importância nos últimos anos, devido ao seu amplo campo de atuação nas diversas especialidades odontológicas, o que tem despertado maior interesse dos pesquisadores quanto ao estudo de seus efeitos nos tecidos duros e moles (NADHREEN; ALAMOUDI; ELKHODARY, 2019).

Os lasers consistem em um tipo particular de radiação eletromagnética, os quais apresentam propriedades específicas que os diferem das luzes emitidas por fontes convencionais. Possuem um único comprimento de onda, que se propaga de maneira intensa, unidirecional e concentrada, gerando efeitos fotobiológicos locais e sistêmicos (MILETO; AZAMBUJA, 2017). Conforme a potência de emissão de radiação, podem ser classificados em baixa ou alta intensidade. O Laser de Baixa Intensidade é comumente destinado a processos de reparação tecidual, uma vez que ativa a microcirculação, estimula o crescimento e a regeneração celular, bem como possui efeito analgésico e anti-inflamatório. Já o Laser de Alta Intensidade geralmente é aplicado para remoção, ablação e coagulação de tecidos (GOMES et al., 2013).

A terapia Ilib, do inglês “Intravascular Laser Irradiation of Blood”, também chamada de Laserterapia Sistêmica, consiste em um tipo de laserterapia de baixa intensidade, a qual estimula células sanguíneas através da aplicação de luz infravermelha na região da artéria radial, podendo ser utilizada na Odontologia de forma isolada ou em combinação com outros tratamentos. Além de caracterizar-se como uma terapia indolor e não-invasiva, suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes atuam em conjunto, tendo importante papel no controle e tratamento de úlceras aftosas, hipersensibilidade dentinária e mucosite oral (CRONSHAW et al., 2020), bem como na osseointegração e estabilidade de implantes dentários e na eliminação de microorganismos, como a Candida Albicans (ZAYED; HAKIM, 2020).

Contudo, é importante ressaltar que, apesar de diversos estudos citarem os benefícios associados à terapia Ilib na Odontologia, o uso da Laserterapia requer conhecimento da dosagem aplicada e a aplicação de um protocolo correto (GOMES et al., 2013). As dosimetrias sugeridas pela literatura devem ser adotadas e adequadas a cada paciente de modo a evitar efeitos adversos, como dermatite, disfagia, xerostomia, disgeusia, trismo ou necrose da área tratada (CRONSHAW et al., 2020). Desse modo, é notório que estudos mais aprofundados acerca do tema precisam ser explorados – especialmente, estudos clínicos randomizados – de modo a instituir um protocolo efetivo e universal. Apesar disso, as evidências demonstram que o Ilib constitui uma terapia promissora, segura e complementar aos tratamentos odontológicos convencionais.

REFERÊNCIAS
CRONSHAW, Mark et al. Photobiomodulation dose parameters in dentistry: a systematic review and meta-analysis. Dentistry Journal, v. 8, n. 4, p. 114, 2020.
GOMES, Monalisa da Nóbrega Cesarino et al. O ensino da terapia a laser de baixa intensidade em Odontologia no Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, v. 18, n. 1, 2013.
NADHREEN, A.; ALAMOUDI, N.; ELKHODARY, H. Low-level laser therapy in dentistry: Extra-oral applications. Nigerian Journal of Clinical Practice, v. 22, n. 10, p. 1313-1313, 2019.
MILETO, Tiago Nascimento; AZAMBUJA, Fabiano Goulart. Low-intensity laser efficacy in postoperative extraction of third molars. RGO-Revista Gaúcha de Odontologia, v. 65, p. 13-19, 2017.
ZAYED, Sara Mahmoud; HAKIM, Ahmed Adel Abdel. Clinical efficacy of photobiomodulation on dental implant osseointegration: A systematic review. Saudi journal of medicine & medical sciences, v. 8, n. 2, p. 80, 2020.

Profª. Ma. Joyce Magalhães de Barros
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Odontológicas, graduada em Odontologia e coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu

Conheça mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.