Biomedicina Estética: Saiba tudo sobre a profissão!

Você está visualizando atualmente Biomedicina Estética: Saiba tudo sobre a profissão!

O mercado da profissão de biomédico vem passando por um amplo crescimento, o que possibilita que novas áreas de atuação surjam para adequar os futuros profissionais. Uma dessas funções que esse especialista pode atuar é no campo da estética, investigando doenças em busca de tratamentos, tudo conforme o código de ética biomédico e as legislações da área da estética.

Segundo estudos da Euromonitor Internacional, o Brasil está em terceiro no ranking de serviços de beleza, o que demonstra uma grande preocupação da população com o bem-estar estético. Isso demonstra que o campo da biomedicina estética está em ascensão, apresentando novos procedimentos e inovando em tratamentos a cada ano.

O avanço da tecnologia proporcionou que surgissem métodos menos invasivos, e em alguns casos até sem a necessidade de intervenção humana durante o processo. Esse tipo de procedimento traz aos consumidores uma maior autoestima por meio das mudanças na aparência, trabalhando diretamente com sonhos de beleza.

O que faz um biomédico?

O profissional formado em biomedicina tem seus estudos situados no campo das ciências biológicas. Entre os diversos campos de especialização, podemos citar as análises clínicas e laboratoriais, pesquisa, tecnologia, estética, indústria biomédica e a estética, especialidade que estudaremos nesse post.

Esse profissional estudará durante os 4 anos de curso conteúdos mesclados entre teóricos e práticos. Entre as temáticas estão as disciplinas básicas de saúde e ciências biológicas, conteúdos voltados a gestão hospitalar, fabricação e venda de produtos, entre outros. Confira a seguir os principais tópicos da grade curricular:

  • Anatomia;
  • Bioinformação;
  • Bioética;
  • Biofísica;
  • Bioquímica clínica;
  • Hematologia;
  • Imunologia.

O salário médio desse profissional é em torno de R$ 2654,25 trabalhando por 40 horas semanais. Para quem busca a especialização no campo da estética, essa remuneração pode saltar para até R$ 13 mil.

Por que a estética está ligada a biomedicina?

Devido ao amplo conhecimento durante a graduação, a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME) determinou que os biomédicos estetas são os melhores e mais capacitados profissionais para atuarem em procedimentos estéticos.

Isso se deve ao fato de o aluno desenvolver de forma mais aperfeiçoada conteúdos variados da biomedicina, além de atuar em estágios especializados, o que proporciona um repertório mais completo.

É por esse motivo que o curso técnico de estética acaba sendo insuficiente e acaba não preparando o profissional adequadamente para a utilização da ampla técnica e inovação presente no mercado. A graduação em biomedicina permite abranger diversas áreas de conhecimento, principalmente no campo da saúde, o que permite uma melhor preparação, diferente da limitação do curso técnico.

Biomedicina Estética: Saiba tudo sobre a profissão

O que faz a biomedicina estética?

Como o nome já sugere, esse tipo de profissional tem a possibilidade de atuar em campos da saúde e em diversos procedimentos estéticos. Além de exercer sua função em clínicas e laboratórios, poderá atuar no campo científico, realizando pesquisas que ajudarão no desenvolvimento de novas tecnologias estéticas. Elencamos alguns dos procedimentos estéticos que esse profissional poderá realizar.

Eletroterapia

No universo da estética, a eletroterapia consiste na utilização de estímulos elétricos de baixa intensidade para a realização de procedimentos de beleza. Entre as possibilidades estão a melhoria da circulação, do metabolismo, da nutrição e da oxigenação da pele, o que favorece a produção de colágeno e elastina, o que promove diretamente a manutenção da pele.

Laserterapia

A laserterapia consiste no tratamento por meio de laser. Esse tipo de procedimento é indicado para o tratamento de olheiras, rejuvenescimento facial, remoção de marcas de acne e de tatuagens. Além disso, pode ser usado para aceleração de processos de cicatrização, diminuição da dor e de edemas, inclusive no pós-operatório.

Peelings

O biomédico esteta está apto a realizar o peeling, procedimento de escamação da pele que promove a renovação das células. Esse profissional poderá realizar o procedimento químico, que envolve alguns tipos de ácidos, e o procedimento mecânico, que é feito por meio de aparelhos específicos. Esse tratamento é indicado para o melhoramento da pele em relação ao envelhecimento e as marcas de acne, além do dano causado pelo sol.

Cosmetologia

A cosmetologia é a área subsequente da farmácia que se dedica as pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos estéticos. Essa é uma área em constante crescimento, principalmente devido a busca de novos produtos que seguem tendências, como produtos veganos e que não necessitam de testes em animais, por exemplo.

Intradermoterapia

O procedimento da intradermoterapia consiste na infiltração de medicamentos na derme ou no tecido subcutâneo por meio de uma agulha fina. Esse procedimento visa a redução da flacidez, gordura localizada e da celulite.

…..

Conhecendo a importância da biomedicina para a estética, dê o primeiro passo no mundo da beleza. Descubra tudo sobre a graduação de biomedicina da UniAteneu e todos os conhecimentos desenvolvidos para te preparar corretamente para os campos da beleza.