A Engenharia atua como o propulsor que fomenta o progresso da sociedade, moldando o ambiente ao nosso redor e enfrentando desafios marcado por meio da inovação e da criatividade. Conforme avançamos em um século marcado por progressos tecnológicos velozes, é essencial que a próxima geração esteja pronta para acolher os princípios da Engenharia desde os primeiros anos. O estímulo dos jovens do Ensino Fundamental e Médio para cursos direcionados à Engenharia representa um passo essencial para garantir um porvir vigoroso e sustentável.
Por meio de abordagens pedagógicas pioneiras e inspiradoras, podemos promover nos jovens um reconhecimento pelo poder da Engenharia. A apresentação de conceitos fundamentais de Matemática, Ciências e Tecnologia de maneira prática e cativante pode despertar sua curiosidade inata e evidenciar como esses conhecimentos se traduzem em soluções práticas.
No entanto, para concretizar esse objetivo, é indispensável proporcionar uma experiência real da Engenharia desde a juventude. A inserção em projetos práticos e desafiadores, com soluções palpáveis, pode alimentar o entusiasmo pela área. E isso vai além da sala de aula! Competições de robótica, feiras de ciências e desafios de inovação podem estimular os estudantes a explorar sua criatividade e aperfeiçoar suas habilidades de trabalho em equipe, aptidões essenciais para futuros engenheiros.
Outro ponto a considerar seriam os programas de orientação e colaborações com profissionais da Engenharia que têm o potencial de oferecer orientação valiosa e compartilhar vivências enriquecedoras, demonstrando aos jovens que a Engenharia é uma trajetória acessível e gratificante. Nesse sentido, é crucial que educadores, pais, profissionais e a sociedade em geral colaborem para criar um ambiente que celebre e estimule o desejo dos jovens de explorar o empolgante universo da Engenharia. O futuro está em suas mãos – engenheiros em formação –, que irão moldar e melhorar o nosso mundo de maneiras que nem podemos imaginar.
Prof. Me. Madson Fernandes de Melo Júnior
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Energia e Ambiente, especialista em Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar e em Ensino de Matemática e Física e graduado em Matemática (Licenciatura) e em Engenharia de Produção.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.