Estágio em Engenharia. E agora?

Você está visualizando atualmente Estágio em Engenharia. E agora?

Um sonho de se formar em Engenharia é para muitos apenas um sonho. Mas, quando começarmos a nos planejarmos para alcançarmos esta meta, a cada disciplina que vamos cursando e somos aprovados, conseguimos ver que esse sonho fica cada vez mais próximo. São para a maioria, 10 semestres, de muita intensidade e emoção. Em cada semestre, são abordadas as disciplinas previstas no curso, de forma que à medida que avançamos, percebemos que elas se entrelaçam.

Uma das formas de analisarmos a situação, para estudarmos na graduação e para possíveis concursos futuros, é cada dia estudarmos um pouco cada disciplina que está sendo cursada no momento, e irmos organizando os materiais em pastas, por semestre e por disciplina. Outra maneira de absorver os conteúdos teóricos, aplicados em sala de aula, é irmos atuar em prática, como estagiário (a). No curso, é previsto duas modalidades, a primeira é o estágio supervisionado obrigatório, onde normalmente é sugerido para o aluno, no último ano de curso (pré-concludente). E a segunda é o estágio supervisionado extracurricular, onde o (a) aluno (a) não é obrigado (a) estar matriculado na disciplina, e já pode colocar em prática já no primeiro semestre. Isso só depende de você!

O aluno é livre para procurar estágios (não obrigatórios e obrigatórios), mas informamos que há empresas parceiras da UniAteneu onde são ofertadas diversas vagas todos os semestres, portanto, fiquem de olhos bem abertos para alcançá-las. Para os alunos do Curso de Engenharia de Produção, há campo direto nas indústrias de um modo em geral e na construção civil, onde poderão atuar nas áreas de gestão da produção, logística, gestão da qualidade, procedimentos e pesquisas operacionais padrão, gestão econômica, ergonomia, gestão do produto, de custo, de riscos, de sustentabilidade, gestão do conhecimento organizacional, gestão ambiental etc.

Já para os discentes do Curso de Engenharia Civil, muitos buscam a área da construção civil, mas saibam que este campo é bem abrangente, onde o (a) aluno (a) já pode aplicar os conhecimentos da civil nas seguintes áreas: geotecnia, estradas, transportes, materiais de construção, hidráulica, saneamento, construção, reformas, ambiental, sustentabilidade, estruturas, topografia, sondagens etc.

Em resumo, podemos citar que a Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. Já a Engenharia Civil tem o foco de formar profissionais que possam projetar, gerenciar, criar e executar obras e construções destas áreas listadas acima.

Quanto mais experiência o discente vai vivenciando no decorrer da graduação, mais ele fica preparado para o mercado de trabalho. Então, o que estão esperando? Devem estar se perguntando, mas como faço para receber as oportunidades? Bem simples, basta fazer o seu cadastro no Núcleo de Apoio à Carreia (NAC) e acessar as redes sociais das Engenharias da UniAteneu. Lá, ofertamos as vagas. Vamos participar?

Profª. Roselena Barreto Cavalcante
Docente do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu
Mestranda em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Empresarial, especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduada em Engenharia Civil

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.