Effectuation: um modelo de gestão diferenciado

Você está visualizando atualmente Effectuation: um modelo de gestão diferenciado

Administrar um negócio não é a coisa mais fácil do mundo. Nem a mais difícil. Há inúmeras teorias que estudam, analisam e orientam sobre as etapas decisivas no dia a dia de suas empresas. A grande maioria dos empreendedores optam por gerir seu plano de negócio, enquanto outros apostam na mais nova teoria: a effectuation. Enquanto realizava a sua pesquisa de pós-graduação, Saras Sarasvathy, da Darden School of Business, na Universidade de Virginia (EUA), identificou e desenvolveu um modelo de decisão que envolve processos de effectuation, que tomam um conjunto de meios disponíveis e se concentram em selecionar entre os possíveis efeitos que podem ser criados a partir desse conjunto de meios, ao invés dos processos do causation, observado nos planos de negócios criado em novas empresas, o que toma um efeito em particular e se concentram em selecionar entre os meios disponíveis para criar esse efeito.

O conceito de effectuation aposta no aprendizado na prática, com os erros e a experiência empírica, servindo como base para estruturação de um novo negócio. Mas como aplicar a gestão effectuation? Para responder, a pesquisadora proporciona ao administrador a quatro perguntas básicas: Quem eu sou? O que eu sei fazer? Quem eu conheço? E quais recursos eu tenho? Ao respondê-las, pode-se identificar quais são as oportunidades de empreendimento que tem. Isso significa que o empreendedor deve trabalhar com o que tem aqui e agora e esquecer as projeções, e focar no presente.

Dessa forma, essa estratégia conta com cinco princípios básicos: pássaro na mão, perda acessível, manta de retalhos, limonada e piloto do avião, os quais auxiliam no direcionamento das ações do empreendedor. Para entender melhor a condução de suas ações, foque:

• Apostar no que se tem em mãos de disponível para agir é o propósito! Melhor um pássaro na mão do que dois voando.
  • É importante lidar da melhor forma possível com as dificuldades que surjam no caminho. Seja criativo, improvise e inove!
  • Não esqueça as incertezas e os riscos. As surpresas e dificuldades sempre existirão. Conte com isso!
  • Procure parceiros que te ajudem a alavancar seu negócio. Ao fazer isso, você melhora a gestão e a capacidade através do trabalho em equipe.
  • Foque no que está a seu alcance. Esqueça o inatingível! Previsões não são interessantes. Elas retiram o seu foco da situação atual e dão destaque a coisas que fogem do seu controle.

Essas pistas fornecerão uma base sólida para criar outras saídas e alternativas dentro do que propõe o effectuation, uma base empírica de trabalho: apostar na prática e, consequentemente, aprender com os erros até encontrar a solução adequada e que funcione como o esperado. Nessa teoria, o pensamento é o fator mais valorizado, já que o incentivo é fazer com o que você pode contar no momento.

E agora, o que escolher? O modelo gerencial de eficiência e eficaz no planejamento lógico de imprevistos e que direciona o foco do empreendedor para a situação atual pelos diferentes processos de effectuation ou o proposto na gestão de plano de negócios, que trabalha com cenários futuros e projeções. Os dois modelos apresentados têm seus “prós” e “contras”. Entenda seu negócio e escolha o modelo que você e sua equipe trabalham melhor! Mãos ‘a obra para o sucesso!

Profª. Ma. Alexsandra de Matos Gil
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Ciências Sociais, mestra em Antropologia de Iberoamérica, tem MBA em Auditoria e Perícia Contábil e graduada em Ciências Contábeis

Saiba mais sobre o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu.