Administração ou Marketing: Qual das opções escolher?

Você está visualizando atualmente Administração ou Marketing: Qual das opções escolher?

Escolher qual profissão seguir sempre é um grande desafio para a vida. É comum ter interesse em duas ou mais graduações e ficar com dúvidas na hora de escolher qual caminho seguir. Para quem busca estar no meu do universo das empresas e negócios, os cursos de administração e marketing são dois segmentos incríveis que proporcionarão ao profissional ingressar de cabeça nessa área.

O bacharel em administração é preparado para lidar com todas as áreas administrativas da empresa, desde a gestão de equipes até a companhia completa com todas suas franquias. Já o tecnólogo em marketing tem total conhecimento sobre seu segmento, o que torna esse profissional especialista no campo de vendas e comunicação.

Pensando nas possibilidades que essas duas áreas apresentam dentro de uma companhia, trouxemos tudo sobre as duas profissões para que você saiba qual o curso ideal para a sua carreira.

Conhecendo a graduação em administração

Ofertada atualmente na modalidade de bacharelado, a graduação de Administração tem em média uma duração de quatro anos. Nesse período o aluno é capacitado para atuar em um mercado que traz diversas oportunidades ao administrador, independente do setor ocupado.

Seja em empresas públicas ou privadas, um grande negócio ou uma startup em ascensão ou qualquer outro segmento, todos esses setores necessitam do profissional formado em Administração para gestão do empreendimento, dos funcionários, das vendas e de tudo que envolve a empresa. Com tamanha oportunidade, a graduação é a segunda mais procurada no país segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, ficando apenas atrás de Direito.

Durante o período de estudo o aluno aprende os principais pontos para ser capaz de gerir adequadamente uma organização, seja no âmbito financeiro, material ou humano. Por meio do conhecimento adquirido durante a faculdade, esse profissional é capaz de elaborar planejamentos estratégicos e ações, criar soluções e, inclusive, abrir e gerir seu próprio negócio.

Por ser uma profissão que abrange diversos pontos que envolvem uma empresa, a lista de disciplinas que o aluno percorrerá é extensa e complexa, permitindo adquirir ensinamentos de diversas áreas do conhecimento. De início o estudante vivenciará conteúdos voltados à formação humana, como gestão de pessoas, sociologia, filosofia, teorias da administração, entre outras disciplinas. Já ao decorrer do curso, conteúdos mais específicos como contabilidade, matemática financeira e logística farão parte do dia a dia na faculdade.

Passando pelo processo de formação, o administrador poderá ocupar uma ampla variedade de cargos. Entre os principais setores estão:

– Auditoria e tributação;

– Comércio exterior;

– Consultoria administrativa;

– Gestão financeira;

– Logística;

– Marketing;

– Recursos humanos;

– Vendas.

Independente da área, o salário do graduado em administração é bem promissor, estando na média de R$4.190,32 segundo o portal Salário.com.br. Esse valor pode aumentar significativamente ao ocupar cargos mais importantes, como o de gerência ou chefia.

Conhecendo a graduação em marketing

Diferente da graduação em administração, é comum as universidades apresentarem duas possibilidades de formação para a área de marketing, a graduação, com duração de 4 anos e o tecnólogo, com a duração pela metade do tempo. Ambas as formações irão preparar o estudante para o mercado, de modo que ele seja capaz de executar o planejamento mercadológico de produtos, serviços e marcas, divulgando esse modelo de negócio de modo eficiente.

Em relação a grade curricular, o marketing se aproxima da formação em administração por trazer tanto conteúdos relacionados a formação humana, quanto um material mais técnico e específico. No início do curso o aluno passará por disciplinas que abrangem o comportamento humano e a análise da sociedade, o que influenciará diretamente na composição de campanhas e público-alvo, por exemplo. Já ao decorrer da formação, o estudante passará a desenvolver conhecimentos mais direcionados para a área, como inteligência de marketing, comportamento do consumidor, pesquisa mercadológica, entre tantas outras.

Se tratando de mercado de trabalho, as notícias são promissoras, assim como o de administração. Esse profissional tem inúmeras possibilidades de cargos e funções dentro e fora da empresa, principalmente pelo fato de o segmento de marketing estar em alta devido ao crescimento na preocupação e necessidade de uma boa estratégia voltada ao meio digital. Esse ponto se destacou ainda mais com a pandemia, em que as empresas foram forçadas a se digitalizarem para manter suas atividades, o que fez o profissional de marketing ser ainda mais necessário.

Durante a formação, o estudante desenvolverá suas habilidades em alguns campos específicos para que seja capaz de atender todas as demandas do mercado de trabalho. Entre os principais estão:

– Acompanhamento de campanhas;

– Criação e coordenação de ações de divulgação;

– Coordenação do setor de marketing;

– Planejamento mercadológico;

– Realização de estratégias online.

A remuneração desse profissional é bem atrativa, estando na faixa de R$3.682,87 segundo o portal Salário.com.br. Com o tempo de experiência e a ocupação de cargos mais altos, o salário poderá atingir uma quantia muito maior mensalmente.

…..

Apesar de parecidas, compreendemos que a graduação em administração abrange um campo maior de atuação dentro da empresa, entendendo todos os processos da companhia enquanto a formação em marketing é mais segmentada no campo de vendas, divulgação e promoção.

Conheça mais sobre a graduação em administração e o tecnólogo em marketing da UniAteneu e saiba as particularidades de cada curso.