Desenho de moda manual x Digital

Você está visualizando atualmente Desenho de moda manual x Digital

O desenho existe há milhares de anos, remonta a era pré-histórica e sempre foi usado como forma de expressão, manifestação e linguagem. Várias profissões exigem o domínio dessa hard skill.  Para o designer de moda, o desenho é uma forma para expressar as ideias através de croquis, criar estampas, representar graficamente cada peça de uma coleção, além dos cenários para editorial de moda e das lojas, entre outros. Antes de uma nova coleção de moda preencher as araras e prateleiras de uma loja, é necessário se cumprir algumas etapas, o processo criativo que inicia com a pesquisa de tendências, comportamento, cores, shapes e materiais que inspiram o designer de moda a criar os esboços (croqui) da coleção.

Figura 01: Croqui de moda

Camarena (2015) afirma que há três tipos de desenhos: o croqui, a ilustração de moda e o desenho de especificação. O croqui é um desenho rápido, experimental, um desenho inicial para comunicar as ideias para a coleção de moda que será desenvolvida. A ilustração de moda é um desenho que representa o conceito da coleção. Esse desenho é mais elaborado, não há a fidelidade com a proporção corporal e pode ser acrescentado ao portfólio do profissional. Já o desenho técnico ou desenho de especificação, um desenho planificado, nele é apresentado todos os detalhes da roupa que será confeccionada. Todos esses tipos de desenho podem ser feitos a mão, utilizando uma diversidade de materiais e variados papeis para cada técnica escolhida.

Figura 02: Ilustração de moda

Com o passar dos anos, o avanço das novas tecnologias, o aprimoramento dos softwares tem sido cada vez mais comum a troca do desenho manual para o digital. Atualmente, existem vários programas que facilitam o processo do desenho de moda, sendo os mais utilizados: o CorelDraw, o Illustrator e um mais recente, e nacional, que tem conquistado os designers por sua praticidade, o Audaces Idea.

Figura 03: Desenho técnico

Esses programas trazem diversos recursos, ferramentas que reproduzirem com fidedignidade o traçado de um lápis e é capaz de desenhar curvas com suavidade e ângulos agudos com máxima precisão. Com recursos de simetria, o Audaces Idea promove eficiência de poder realizar com um único programa desde a ilustração de moda, desenho técnico e a ficha técnica com todas as informações de custo de produção de uma peça. Tudo isso otimiza o tempo no setor de criação sem perder a criatividade e a qualidade de comunicação com os demais setores.

Figura 04: Ilustração de moda digital (Illustrator)

Esses softwares usam vetores para desenvolvem os desenhos, trazendo uma imagem com qualidade superior às imagens de bitmaps, utilizando equações numéricas, e algoritmo. Cada software traz uma infinidade de recursos e a escolha de qual usar será de acordo com a habilidade do designer e seu estilo de desenho. Os designers de moda precisam estar em constante busca por conhecimento das técnicas digitais.

Diante o avanço das tecnologias vestíveis, o advento da Indústria 4.0 no setor têxtil e de confecções, o diferencial do designer depende de manter-se atualizado, investir no desenvolvimento da hard skill em desenho digital, além da convergência de conhecimentos ser relevante para que as coleções sejam produzidas por equipes multidisciplinares. Porém, isso não quer dizer que o ato de desenhar manualmente será extinto. Muito pelo contrário, é necessário ter o conhecimento de ambas as técnicas, tornando possível a mistura do manual e do digital, transformando o trabalho de criar amplo e com uma maior variedade de ferramentas.

Bibliografia

CAMARENA, Elá. Desenho de moda no Ilustrator. São Paulo: Editora SENAC São Paulo. 2015.

Figura 01: https://manuluize.com/croquis-de-moda-atelier-versace/

Figura 02: https://catracalivre.com.br/educacao/curso-on-line-de-ilustracao-de-moda-aprenda-a-fazer-croquis/

Figura 03: https://www.google.com/search?q=desnho+t%C3%A9cnico+de+moda&tbm=isch&ved=2ahUKEwjuw8_c0cjzAhWbhZUCHcoIAcwQ2-cCegQIABAA&oq=desnho+t%C3%A9cnico+de+moda&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQCBAHEB46BggAEAgQHjoGCAAQChAYUNybBViR4AVgnuMFaAFwAHgAgAHcAYgBnA2SAQYwLjEwLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ8ABAQ&sclient=img&ei=1nhnYe6AEpuL1sQPypGE4Aw&bih=694&biw=1517&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR791BR791#imgrc=8Fl7vKquZVNFGM&imgdii=Mb7FDh2ASgaiNM

Figura 04: https://www.pngegg.com/pt/png-wyddw

Profª. Isabel Bandeira Beserra Linhares

Docente do Curso Design de Moda do Centro Universitário Ateneu

Especialista em Gestão do Design de Moda e em Didática do Ensino Superior e Tutoria em EaD e graduada em Design de Moda

Conheça o Curso de Design de Moda da UniAteneu.