Cursos de Ensino à distância

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Cursos de Ensino à distância

O modelo de ensino EaD (Ensino à distância) consiste, basicamente, na disponibilização de conteúdo de forma online, por meio de videoaulas e materiais de apoio, com foco em garantir uma educação de nível superior ou pós-graduação de qualidade para os alunos, sem a necessidade de ir presencialmente às aulas.

Para entender melhor sobre o ensino à distância, você pode conferir este artigo exclusivo do blog do UniAteneu: EAD: Saiba tudo sobre o ensino à distância

Quais são as principais vantagens do ensino à distância?

Flexibilidade de horário

No EaD, você monta sua grade de estudos de acordo com seus horários disponíveis e dentro das suas possibilidades. Por este motivo, a modalidade é muito procurada por quem precisa conciliar trabalho e estudos, tem filhos, mora em regiões onde não há facilidade de acesso às instituições que atuam de forma presencial e afins.

Economia com material e livros

Ao contrário de boa parte dos cursos presenciais, onde o estudante precisa gastar uma quantia considerável de dinheiro em livros e materiais impressos, no EaD os conteúdos são 100% online, disponibilizados através de portais e bibliotecas virtuais, o que auxilia tanto na economia financeira quanto na redução de papel, contribuindo para o meio ambiente.

Economia de tempo com deslocamento

Principalmente para quem mora em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, a locomoção até a universidade é uma tarefa árdua, seja por conta da distância, da disponibilidade de transporte público, do horário ou do valor gasto com passagens e/ou combustível. No ensino à distância, você assiste às aulas de qualquer lugar, sem necessidade de comparecer presencialmente ao campus.

Flexibilidade para assistir aulas onde quiser

Em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, o EaD permite maior flexibilidade para o aluno, que pode assistir aulas de qualquer lugar que tenha acesso à internet e um dispositivo apto para acessar, seja celular, tablet, notebook ou computador.

Economia na mensalidade

Ao contrário dos cursos presenciais, que possuem um custo elevado por contabilizar gastos com manutenção predial, consumo de energia e água, salário de funcionários como zeladores e seguranças e até mesmo a elevação na carga horária dos professores, o ensino à distância costuma ter uma mensalidade mais barata, já que não possui todos esses gastos embutidos no valor cobrado do aluno, o que facilita na hora de conquistar o seu diploma.

Quais são as desvantagens do ensino à distância?

Embora sejam poucas, existem algumas desvantagens nessa modalidade de ensino, como:

Gestão de tempo e disciplina

Cabe ao aluno organizar seus horários e rotina de estudos, controlando seu tempo para que seja possível realizar todas as atividades e assistir a todas as aulas no tempo estipulado. De certa forma, não é um grande problema, e pode ser algo benéfico para aprender a gerir o tempo de forma mais adequada.

Organização e disciplina

Da mesma forma que cabe ao aluno organizar seu tempo, já que todos os horários de aulas e atividades são determinados por quem cursa o EaD, ter um senso de organização e disciplina aguçado ajuda na hora de cumprir as obrigações acadêmicas, otimizando a experiência do ensino à distância.

Interações com colegas e professores restritas ao ambiente virtual

No ensino à distância, a interação entre alunos, colegas e professores é limitada aos fóruns e canais virtuais, com poucos e eventuais encontros presenciais. Por isso, é essencial explorar todos os recursos disponíveis, para que haja uma troca rica de aprendizados durante a graduação.

Principais dúvidas sobre o EaD

1. O ensino à distância é reconhecido pelo MEC?

Sim! É necessário verificar se a instituição que disponibiliza o curso é devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), mas em geral os cursos à distância são válidos e possuem o mesmo valor educacional e de mercado que os cursos presenciais.

2. Terei que ir eventualmente ao polo da universidade?

Ao contrário do ensino semipresencial, onde o aluno cursa ao menos 20% das aulas de forma presencial, a frequência de idas à universidade no EaD depende da organização do centro universitário e do curso escolhido pelo aluno. Para entender sobre a necessidade de ida ao polo da universidade, procure a secretaria de EaD da instituição de ensino.

3. Vale a pena fazer EaD?

Sim! A modalidade de ensino cresce todos os anos no Brasil, por apresentar uma série de vantagens para o aluno e ter o mesmo valor de mercado de um curso presencial. Todos os grandes grupos educacionais do Brasil, como o UniAteneu, já oferecem a opção de ensino à distância para todos os estudantes.

Confira as opções de cursos à distância UniAteneu:

➡ Pedagogia

➡ Recursos Humanos