EAD: Saiba tudo sobre o ensino à distância

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente EAD: Saiba tudo sobre o ensino à distância

A evolução da tecnologia e a expansão de ferramentas digitais está transformando rapidamente diversas áreas que integram nossas vidas, especialmente a educação e a forma de aprendizado.

As constantes inovações na esfera educacional são observadas através da grande variedade de conteúdo e material de apoio disponíveis na internet, do considerável número de pessoas que se conectam em plataformas de ensino todos os dias e, especialmente, da popularização do ensino à distância, que derrubou as fronteiras do aprendizado e trouxe mais dinamismo e flexibilidade para a rotina dos estudantes.

O EaD (abreviação de Ensino à Distância) é um modalidade de ensino que proporciona aos alunos assistirem às aulas sem a necessidade do contato físico com o professor e/ou presença dentro da sala de aula, o que faz com que o estudante possa aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de um dispositivo com acesso à internet.

O modelo de ensino à distância, que tornou-se rapidamente uma ótima forma de cursar a graduação, pós-graduação e até mesmo realizar um curso de idiomas, apresentou um aumento maior em sua procura durante a pandemia, em decorrência do isolamento social causado pelo COVID-19, pois é uma alternativa segura visto que não há a necessidade de sair de casa para ter aulas.

É interessante analisar o impacto do EaD na educação brasileira, principalmente em relação ao acesso ao ensino superior: de 2009 até 2019, o número de alunos matriculados em graduações à distância saltou de 330 mil para mais de 1 milhão e meio, e a tendência é que essa quantidade aumente cada vez mais nos próximos anos.

Como funciona o ensino à distância?

Como abordamos acima, o EaD dispensa a necessidade de contato presencial com o professor, e seu principal intermediador são os recursos tecnológicos, como ambientes de ensino virtuais e plataformas educacionais.

As principais características do ensino à distância são a interatividade, a inovação e o dinamismo que a modalidade oferece, permitindo uma maneira prática de aprendizado e reforçando o compromisso da tecnologia com o rompimento de fronteiras, abrindo novos caminhos para o ensino no Brasil e no mundo.

É importante ressaltar que o ensino à distância é focado, principalmente, em pessoas que procuram otimizar seu tempo e conciliar estudos, trabalho e rotinas pessoais, ou alunos que moram em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde se concentram a maior parte dos campus de ensino presencial das universidades.

As etapas de estudo, para quem opta pelo EaD, são bem simples:

• Ingresso: normalmente, o processo de ingresso é igual para o ensino presencial e para o EaD, mas isso pode variar de acordo com a política de cada instituição de ensino. A única diferença é que, ao efetivar sua matrícula, o estudante recebe acesso à plataforma digital para dar início às aulas virtuais.
  • Ambiente virtual de aprendizagem: a plataforma de ensino consiste no ambiente online onde o aluno tem acesso às aulas, conteúdos e materiais disponibilizados pelos docentes e pela instituição. É uma plataforma intuitiva, de fácil usabilidade e que reúne todas as ferramentas necessárias para a aprendizagem do estudante.
  • Campus de apoio presencial: boa parte das instituições de ensino contam com um ou mais polos de apoio para os alunos que estudam à distância, a fim de realizar alguns encontros presenciais, como apresentações de trabalho pontuais, provas e aulas práticas, quando se fazem necessárias.
  • Qualidade de ensino: o MEC (Ministério da Educação) é responsável por regulamentar e fiscalizar as instituições de ensino no Brasil, e avalia todos os critérios com o mesmo rigor, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino à distância. Por isso, é ideal que a instituição escolhida pelo aluno tenha certificação do MEC, para garantir que o diploma obtido tenha a mesma validade de um certificado adquirido através de um curso presencial.

Quais são as principais características do EaD?

Entre as características mais visadas do ensino à distância, estão:

• Comodidade e segurança, por poder estudar sem sair de casa e sem se preocupar com custos e tempo de deslocamento.
  • Flexibilidade, para poder definir seus próprios horários de estudo, de acordo com a rotina e o tempo disponível.
  • Economia, levando em consideração que o preço de uma graduação à distância costuma ser bem mais atrativo do que na modalidade presencial, já que a instituição possui um custo menor para manter o curso de forma online.

Por que escolher o UniAteneu para estudar à distância?

O UniAteneu conta com polos de apoio para o ensino à distância, além de ser devidamente autorizado e fiscalizado pelo MEC e possuir uma gama de opções de cursos na modalidade EaD, com foco em fornecer uma educação de qualidade no modelo remoto e contribuir para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como cidadãos e profissionais capazes de se integrarem ao mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada com uma formação humanística, crítica e reflexiva.

Conheça os cursos EaD do UniAteneu e transforme a sua carreira sem sair de casa!