Conhecendo a Pedagogia em espaços não escolares

Você está visualizando atualmente Conhecendo a Pedagogia em espaços não escolares
Mother holding a book and her daughter writing in notebook

A Pedagogia em espaços não escolares ainda é pouco percebida, e o caráter social de sua ação contribui para questões ligadas à sociedade. A Pedagogia Social é uma ciência pedagógica que tem como foco as relações sociais que o indivíduo estabelece em sua comunidade/sociedade para a superação de adversidades e necessidades existentes, enquanto ser social. Sua práxis pedagógica está voltada aos grupos sociais, uma educação realizada para atender às situações advindas das interações do sujeito na sua comunidade, seja num momento de adversidades, na qual necessita de uma interferência para sua superação, como, por exemplo, a inadaptação do indivíduo ao meio, seja em situações em que visem a manutenção da socialização, no atendimento às necessidades educativas. De maneira resumida tem como base a construção do progresso dos indivíduos.

Quando discutimos a educação não-formal, sempre há a comparação com a educação formal. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Analisa-se que é necessário distinguir e demarcar as diferenças entre estes conceitos. A priori, podemos demarcar seus campos de desenvolvimento: a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. A informal é aquela que os indivíduos aprendem durante o seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos. E a educação não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente, em espaços e ações coletivas cotidianas. Demarcaremos melhor essas diferenças por meio uma série de questões, que são aparente e extremamente simples, mas nem por isso simplificadoras da realidade.

Quem são os educadores em cada campo de educação que estamos tratando? Em cada campo, quem educa é o agente do processo de construção do saber? Na educação formal, sabemos que são os professores. Na não-formal, o grande educador é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, os familiares, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja e os meios de comunicação.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota

Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu

Doutora e mestre em Educação e pedagoga

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.