O setor de logística sempre foi uma área muito promissora, e com as novas tecnologias, a pandemia da Covid-19 e a digitalização das empresas fizeram com que esse segmento se ampliasse ainda mais, criando inúmeras oportunidades de emprego. Isso possibilitou que novas funções surgissem, principalmente focadas no monitoramento de mercadorias e no e-commerce.
Com tamanho desenvolvimento, indústrias, transportadoras, portos e outros estabelecimentos logísticos necessitam de uma grande quantia de profissionais qualificados, promovendo ações de eficiência, competitividade, agilidade e economia durante o processo de transporte. Devido a esse avanço, separamos os cargos mais promissores da logística.
Controller Logístico
O setor de controller é uma peça fundamental na organização administrativa do setor logístico. É ele quem irá elaborar, planejar e analisar os custos, assim como demais funções que envolvem a situação financeira da empresa.
Deste modo, é esse profissional quem indicará o desempenho da companhia por meio de monitoramento e apresentação de dados por meio de sistemas de informação, promovendo uma gestão otimizada e eficiente.
A remuneração desse profissional fica na média de 2 a 4 mil reais mensais.
Analista de Logística
Por ser um cargo já consolidado no mercado, o analista de logística normalmente é classificado em júnior, pleno e sênior, o que permite um crescimento na remuneração conforme o tempo de experiência na área.
É o analista quem irá desenvolver e analisar estudos que promoverão a implantação de alternativas viáveis na logística. Essas informações têm o objetivo de diminuir custos e adequar os prazos de entrega da companhia.
Outra função desse profissional é determinar os roteiros de entregas de mercadorias e insumos, promovendo segurança e efetividade das entregas, fazendo com que nada se perca ou se atrase.
Para quem deseja trabalhar no ramo, a graduação em tecnólogo em logística é um requisito. A remuneração desse profissional fica em torno de 3 mil reais.
Gerente de Compras
O profissional que ocupa o cargo de gerente de compras é responsável por planejar e controlar a compra de materiais conforme a necessidade da empresa. Esse profissional é quem faz a lista de compras e pesquisa qual local tem o preço mais acessível e com os produtos da qualidade que a companhia necessita, garantindo o melhor custo-benefício.
Vale ressaltar que essa função necessita de formação superior, podendo ser em administração de empresas, economia, contabilidade ou até mesmo engenharia de produção. Para quem busca um maior destaque e construir uma carreira em grandes empresas, o domínio de um segundo idioma é fundamental.
A remuneração do gerente de compras é compatível com os requisitos solicitados, ficando na faixa de 5 mil reais.
Coordenador de Comércio Exterior
Esse profissional é responsável por coordenar toda a equipe de importação e exportação da empresa. Além disso, o coordenador atua diretamente sobre as negociações a nível internacional, desenvolve projetos logísticos e lida com a documentação do setor. É também responsabilidade desse colaborador revisar e supervisionar os contratos de ordens de compra da companhia, evitando fraudes.
Com tantas competências e responsabilidades, para assumir o cargo é necessário ter graduação em comércio exterior ou administração de empresas. O profissional também deverá contar com conhecimentos que envolvem operações internacionais, e dominar línguas estrangeiras poderão influenciar na hora de conquistar a sonhada vaga. A remuneração do cargo condiz com as obrigações, variando de 5 mil a 10 mil reais.
Coordenador de Planejamento e Controle de Produção (PCP)
Como o nome já sugere, o coordenador PCP tem a função de gerenciar e monitorar o setor que leva o nome da profissão. Assim, entre as funções estão analisar a produção e as principais demandas da companhia, garantindo o sucesso da empresa por meio de melhorias e ações que previnam as necessidades e crises da área.
Para isso é preciso promover um equilíbrio entre as demandas dos setores de venda e produção, não deixando que nenhuma das áreas sejam prejudicadas e suas ações interrompidas. Para exercer essa função, é ideal que o profissional seja formado em administração de empresas, tendo especialização em processos de produção e logística. O salário desse profissional pode variar de 6 mil a 12 mil reais.
Gerente de Planejamento
Peça fundamental do ciclo produtivo da companhia, o gerente de planejamento é quem controla todas as fases dos processos da empresa, especialmente no setor financeiro. É esse profissional quem deverá garantir que todos os procedimentos sejam feitos com o melhor custo-benefício, evitando desperdícios.
Além disso, o gerente definirá ações e organizará os recursos necessários de modo que auxilie os processos logísticos da empresa, tendo como controle da produção sua ocupação principal. Devido à alta responsabilidade desse profissional, o salário do cargo é estimado de 10 a 17 mil reais.
Diretor de Supply Chain
Sendo o cargo mais almejado dessa lista, o diretor responsável pela cadeia de suprimentos tem a função de planejar todo o setor logístico da companhia, isso vai desde a aquisição de matéria prima e armazenamento do produto até o transporte ao local de destino. Com isso, é preciso que esse profissional esteja por dentro de todos os processos e que mantenha todos os membros da cadeia de suprimentos em harmonia.
Para ocupar este cargo de tamanha importância, não basta apenas ser esforçado. Invista em uma graduação em administração e logística, além de especializações e MBAs compatíveis com a área. Dominar línguas estrangeiras é um grande diferencial, pois há uma ampla possibilidade de ter que negociar com parceiros internacionais. Toda essa dedicação na carreira é valorizada quando falamos no salário desse profissional, que varia de 24 mil a 32 mil reais mensais.