Dois cursos ao mesmo tempo? Descubra se vale a pena

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Dois cursos ao mesmo tempo? Descubra se vale a pena

Iniciar uma graduação é um grande passo para começar o planejamento do seu futuro e uma carreira de sucesso. Escolher o curso ideal é uma tarefa difícil, no entanto, há quem está tão determinado com a carreira que gostaria de seguir que além de escolher sua graduação, se inscreve em uma extra que complementará seu currículo, fazendo assim dois cursos ao mesmo tempo.

Mas afinal, é possível fazer duas graduações ao mesmo tempo? A resposta é sim, e é até comum isso acontecer, porém, há algumas limitações que podem impedir o futuro universitário a escolher esta opção.

De acordo com a Lei 12.089 de 2009, o estudante não poderá ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas. Isso significa que, caso o aluno entre na universidade federal para cursar uma graduação, ele estará proibido de estudar outra graduação em qualquer instituição de ensino público.

Entretanto, isso não impede que o aluno faça uma graduação no ensino público e a outra em uma instituição privada.

O mesmo vale para os programas governamentais que facilitam o ingresso na faculdade. Um estudante que utilizar o Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou o Sistema de Seleção Simplificada (Sisu) para ingressar na universidade não poderá cursar uma segunda graduação simultaneamente utilizando o outro programa público. Ou seja, caso o aluno seja aprovado no Prouni e no Sisu, deverá optar por apenas um deles.

E há alguma vantagem em fazer dois cursos ao mesmo tempo? Isso é o que veremos a seguir.

Vale a pena fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Essa é uma pergunta que envolve vários fatores e não tem uma resposta 100% concreta, pois é necessário avaliar os diversos pontos e ver se estes estão de acordo com sua determinação e disponibilidade.

Caso a resposta seja sim, então valerá cursar duas graduações ao mesmo tempo, agora se tiver alguma resposta negativa, vale a pena repensar sobre esta opção antes de entrar de cabeça e se arrepender.

Dois cursos ao mesmo tempo -  Descubra se vale a pena

O primeiro tópico que devemos abordar é se sou uma pessoa organizada. Ter organização é algo fundamental para que a realização de duas graduações ao mesmo tempo dê certo, caso contrário você terá crises de estresse por se sobrecarregar, ficará perdido nos conteúdos e terá um mal desempenho nos dois cursos.

Vamos avaliar por uma graduação comum de quatro anos e apenas um período de aulas diário. Em média, um curso deste do exemplo dispõe de sete, oito disciplinas por semestre.

Só avaliando isso já temos que pensar que terão momentos com oito trabalhos para entregar, oito materiais de estudo, oito leituras de textos e exercícios e ainda por fim, oito provas no fim do bimestre. Dependendo do curso, ainda podemos incluir estágios obrigatórios, atividades extracurriculares e eventos. Agora multiplica isso tudo por dois, afinal serão duas graduações.

Repare como ser organizado é fundamental para que tudo flua como deve ocorrer e que um deslize pode fazer com que surja uma bola de neve. Porém, estudar duas graduações que se complementam tem o benefício de que você terá conteúdos parecidos e que um agregará conhecimento ao outro, fazendo com que seu desempenho seja melhor e que aprenda com maior facilidade, afinal adquirirá um conteúdo mais amplo.

Analisando a rotina das duas graduações, chegamos a outro tópico importante, o tempo. É preciso perguntar: “Será que eu terei tempo para tudo isso?” É necessário avaliar que todo o tempo necessário para realização de tarefas, estudos e trabalhos serão dobrados. Além disso, é preciso avaliar a grade dos dois cursos para escolher de modo que não haja conflito de disciplinas no mesmo dia e horário, assim se tornando inviável.

Inclua nesta conta o período de deslocamento caso seja em duas universidades diferentes e os horários de alimentação. Como ponto positivo, se for no mesmo campus ou alguma por Educação a Distância (EAD), você poupará o tempo de deslocamento e poderá adiantar tarefas nesse período.

Ainda temos a questão financeira, sendo necessário avaliar se é possível realizar duas graduações e se manter, e quando sendo necessário trabalhar, o tempo ficará ainda mais curto.

Apesar de todo o sofrimento e cansaço de duas graduações, tem a parte boa que envolve tudo isso. Além de você conciliar duas graduações que te interessam, você economiza um enorme tempo cursando as duas juntas e aprenderá muito neste período. Posteriormente, também fará com que seu currículo seja bem atrativo às empresas, facilitando a contratação.

Além da dupla formação realizando dois cursos simultaneamente para melhorar o currículo, há a possibilidade da dupla diplomação. Neste caso o aluno realiza uma parte do estudo na universidade em que se inscreveu no Brasil e realiza a outra parte por meio de intercâmbio.

Concluindo a graduação, você terá no diploma do seu curso duas universidades, uma nacional e uma internacional, porém o detalhamento desse assunto fica para um próximo artigo em nosso blog.

…..

Sabendo que é possível cursar duas graduações ao mesmo tempo, você acha que está preparado para encarar esse desafio? Conheça os cursos da UniAteneu e pense nesta possibilidade.