Quando pensamos em um médico-veterinário atuando, lembramos imediatamente que são os profissionais que cuidam da saúde de cães, gatos e outros animais. Entretanto, os médicos-veterinários têm formação profissional para atuar em muitas outras áreas, muitas vezes, desconhecidas pela sociedade em geral. Nesse artigo, iremos descrever as áreas de atuação do médico-veterinário, iniciando com a descrição do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), órgão que fiscaliza e normatiza essa profissão, que diz que: “O médico-veterinário atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente”.
Isso mesmo, o médico-veterinário tem atuação importantíssima na saúde humana, preservando a saúde pública, trabalhando diretamente na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. São mais de 80 áreas de atuação. Segundo o CFMV, no caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como Nasf. Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.
É o médico-veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses. É o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras. Recentemente, a Medicina Veterinária obteve lugar de destaque entre as profissões da área de Saúde que atuam na emergência da Covid-19, doença respiratória grave em humanos causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
O exercício da profissão de médico-veterinário só é permitido aos portadores de diplomas expedidos por escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aos profissionais estrangeiros que tenham revalidado seu diploma no Brasil, devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária dos estados em que pretendem atuar. O curso de bacharelado em Medicina Veterinária tem duração de 10 semestres letivos, e depois de formado, o profissional poderá atuar nas seguintes áreas:
– Clínica
A área clínica é voltada para o atendimento de animais de pequeno ou grande porte. São as consultas mais convencionais de rotina ou para o diagnóstico de possíveis patologias.
– Cirúrgica
Como o próprio nome já diz, na área cirúrgica o médico-veterinário trabalha especificamente com operações em diversos tipos de animais, dentre eles:
- Cirurgia de grandes animais
- Cirurgia em médios animais
- Cirurgia em animais de companhia
- Cirurgia de animais selvagens
- Cirurgia de aves
- Cirurgia de peixes
- Cirurgia de carnívoros
– Anestésica
O médico-veterinário também pode trabalhar com a aplicação de anestesias em grandes animais, animais de porte médio, pequeno porte, animais de companhia ou até mesmo animais selvagens.
– Laboratorial
Na área laboratorial, o veterinário é responsável por realizar exames, detectar doenças em animais ou fazer análises em produtos de origem animal. Veja a seguir algumas opções de trabalho laboratorial:
- Laboratório de diagnósticos
- Laboratório de pesquisas de doenças
- Laboratório de diagnósticos em patologias
- Laboratório de pesquisa em alimentos
- Laboratório de produtos de uso animal
- Laboratório de pesquisa de medicamento de uso animal
- Laboratório para análise de solo e foliar
- Laboratório para análise de água e produtos domi sanitários
– Responsabilidade técnica
Na área de responsabilidade técnica, o profissional é responsável por verificar a saúde de animais, como por exemplo, se há ingestão de possíveis medicamentos contraindicados ou hormônios, ou se a empresa realiza atividades que coloquem em risco a saúde dos animais e dos seres humanos. Seu conhecimento deve ser embasamento nas legislações e no Código de Ética, tornando-o apto para treinar e orientar preventivamente tanto colaboradores quanto empreendedores. Confira abaixo uma lista de setores que exigem essa função:
- Feiras, leilões e exposições
- Zoológico
- Centro de triagens de animais selvagens
- Clínicas de pequenos animais
- Centro de equoterapia
- Canil
- Fábrica de rações
- Matadouro
- Frigorífico
- Laticínios
- Hospital de grandes animais
- Hospital de pequenos animais
- Laboratório de embriões
- Indústria de sal mineral
- Aviculturas de corte
- Avicultura de postura
- Produção de aves
- Produção de matrizes
- Produção de ovos para vacinas e medicamentos
- Casas de produtos veterinários
- Indústria de medicamentos
- Suinocultura
- Cooperativa
- Supermercados que manipulam alimentos de origem animal
- Apicultura
- Aquicultura
- Laboratório de bromatologia
- Tecnologia de carnes
- Tecnologia de leite
- Tecnologia de produtos do leite
- Defesa sanitária animal
- Vigilância sanitária animal
- Vigilância ambiental
– Auditoria
A auditoria ou inspeção consiste em avaliações precisas feitas em matadouros, frigoríficos ou em produtos laticínios para saber se as atividades nesses locais estão acontecendo da forma correta.
– Consultoria
Na área de consultoria, o médico-veterinário faz diagnóstico e propõe ações de melhoria nos seguintes aspectos:
- Impactos ao meio ambiente
- Produção animal
- Reprodução animal de produção
- Reprodução animal de pequeno porte
- Produção animal de médio porte
- Animais de pequeno porte para produção
- Produção de aves ornamentais
- Peixes ornamentais
– Pesquisa
Dentro da área de pesquisa, os veterinários podem desenvolver diversos estudos que envolvam a saúde e o bem-estar animal.
Profª. Drª. Márcia Helena Niza Ramalho Sobral
Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Biotecnologia, mestre em Ciências Veterinárias, especialista em Avicultura e graduada em Medicina Veterinária
Conheça mais sobre o Curso de Medicina Veterinária da UniAteneu.