Muito se fala nos dias de hoje sobre a importância da prática de atividade física, bem-estar, saúde, qualidade de vida, etc. mas, e as crianças? É importante que elas pratiquem esportes e que se exercitem? E a sua qualidade de vida, a sua saúde e seu bem-estar? Em 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou as Diretrizes da OMS para atividade física e na mesma cita que a atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e o controle de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres. Ela também beneficia a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral.
Para as crianças, a importância da atividade física vai além de fatores patológicos e obesidade (que por si só já seria motivo), ela proporciona melhora cognitiva, afetiva e social, além de melhorar a saúde mental, reduzindo índices de depressão, por exemplo. Quando a criança se exercita, ela aprende a cooperar, a dialogar, a montar estratégias, a conhecer o próprio corpo, a entender o outro, eleva sua autoestima, e vários outros benefícios já conhecidos.
Mas, quais atividade as crianças podem fazer? Inúmeras! Esportes como futebol, balé, atletismo, ginástica, karatê e natação. E se não puder fazer um desses esportes? Não tem problema, o importante é movimentar o corpo! Pode ser pular corda, correr e caminhar. Segundo a OMS, fazer pelo menos 60 minutos por dia, em no mínimo três vezes por semana, de atividade física de moderada à vigorosa e de preferência aeróbica já pode trazer benefícios! Então, vamos nos exercitar! Não importa a idade, o lugar, qual exercício, o fundamental é manter o corpo em movimento!
Profª. Ma. Bruna Oliveira Alves
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Ensino na Saúde, especializanda em Gestão em Saúde, especialista em Educação Física Escolar e graduada em Educação Física
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.