Muitas pessoas realizam a prática de atividade física orientada e esperam sentir prazer. Algumas outras pessoas fazem a prática de atividade física orientada e não sentem nenhum tipo de prazer. O que está acontecendo? O prazer é uma sensação agradável. Quando a pessoa sente prazer, está atrelado a isso uma alegria e/ou uma satisfação. Mas tem pessoas que ao iniciarem a prática de exercícios físicos, não sentem esse prazer. E isso pode ser atribuído a diversos fatores, dentre alguns eu falarei aqui da mudança de rotina, estresse e a ansiedade pela mudança rápida.
Uma pessoa que tem uma determinada rotina provavelmente está acostumada com a mesma, e essa mudança vai interferir diretamente em vários pontos. Se você chegava do trabalho e ia direto para casa, mas agora antes de chegar em casa, vai para algum outro local realizar a prática de atividade física orientada, neste caso, vai gerar aí uma mudança de rotina. Essa mudança que é gradual e individual, vai acontecer no seu tempo, sendo essa mudança em seus pensamentos, em seus sentimentos e nas suas ações. Essas mudanças acontecem, apesar de ainda não saber disso, para lá na frente e você se tornará uma pessoa melhor.
O estresse pode ser de diversas maneiras, mas eu cito aqui o estresse fisiológico, o estresse psicológico, o estresse emocional e o estresse de ação. O estresse fisiológico pode estar relacionado às mudanças que ainda irão acontecer dentro do corpo de quem inicia uma rotina de treinos. O estresse psicológico é a sua mudança de padrão mental, aonde você terá que informar para o seu corpo que ele agora vai se exercitar. O estresse emocional está relacionado ao sentimento que você deposita naquele treino ou naquela nova rotina. O estresse de ação é o novo comportamento que está iniciando ali, e pela continuidade (que é individual), até se estabelecer uma nova rotina.
A ansiedade pela mudança rápida acontece pela consequência desses tempos atuais. Atualmente, é visto nas pessoas essa procura pelo imediatismo. As pessoas esquecem que quando eram bebês, levou tempo para elas aprenderem a andar; demorou um tempinho também para aprender a ler; e para quem realiza alguma graduação, leva-se no mínimo três ou quatro anos para se formar. E essa graduação te habilitará, após concluída, a você atuar naquele mercado específico, sem levar em conta que ainda depois de uma graduação, muitas pessoas se especializam, a fim de se capacitarem em uma determinada área ainda mais.
Mas as pessoas querem realizar hoje um exercício e amanhã estar com o corpo de um modelo que é capa de revista/jornal. Nessa vida, existe tempo para tudo: nascer, crescer, transbordar e multiplicar. Por exemplo, leva-se no mínimo, para tudo isso, preparo e maturação. O preparo é você mesmo se preparando, aprendendo com os acertos e com os erros que você mesmo vai praticando em sua própria vida. Maturação é o amadurecimento que você mesmo vai tendo de acordo com as suas experiências. O ideal seria que quanto mais experiência, mas sabedoria uma pessoa deveria ter. Mas a vida não é assim, pois tem pessoas que por mais que passem por uma ou várias experiências, essas mesmas pessoas não estão voltadas para o aprendizado.
Assim, seja a mudança na sua vida. Aprenda com tudo o que acontece com você. Quanto mais sabedoria você tiver, melhor você conseguirá ajudar os outros. Lembre-se que o primeiro a utilizar a sabedoria na prática é você! Namastê.
Prof. Me. Francisco Girleudo Coutinho da Silva
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Médicas, especializando em Personal Training e graduado em Educação Física
Conheça mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.