Organização financeira pessoal: comece agora!

Você está visualizando atualmente Organização financeira pessoal: comece agora!

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 48% dos brasileiros não adotam nenhum método para controlar o próprio orçamento. Além disso, o Brasil encerrou 2021 com o maior nível de endividamento familiar em 11 anos, com média de, 76,3%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os números evidenciam que a situação financeira que nos envolve no dia a dia impacta todas as áreas da nossa vida, e não conhecer a importância de um planejamento financeiro pode causar diversos problemas para sua vida pessoal. Por isso, é essencial organizar nossas finanças, não se deixando envolver com danos monetários.

Finanças pessoais nada mais é do que o estudo e prática de aplicações que contribuem para a gestão dos gastos individuais ou até mesmo de um grupo familiar. Esse controle advém de um equilíbrio entre as receitas e despesas, devidamente elencadas em grupos, sendo eles, desejos pessoais (moda, viagem, telefonia), gastos essenciais (moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer), pagamentos de empréstimos e investimentos financeiros. Assim, torna-se mais fácil conquistar a saúde financeira e o aumento do bem-estar. “Não importa quanto dinheiro você ganha, e sim, como você lida com o dinheiro”.

Diversos estudos apresentam dicas para administrar melhor seu dinheiro, e de que forma deve controlar suas movimentações. De início, registre quando são suas receitas (entrada de dinheiro) e descubra quanto é gasto por mês, de acordo com os grupos falados anteriormente (pode fazer planilhas ou usar sistemas de gerenciamento financeiro). Depois de tudo elencado, é relevante vislumbrar como poderá aumentar sua renda, e assim poder definir seus objetivos, conquistas e metas financeiras alcançáveis, assim poderá montar um orçamento mensal.

Agora vem o difícil: Monte seu orçamento! Analise seus gastos desnecessários e os reduza, até os corte! Evite dívidas e tente comprar sempre à vista. Essa é a hora de rever seus hábitos e verificar como está seu desempenho nesse controle. Tente poupar uma parte da sua renda a cada mês, que garantirá uma reserva para imprevistos ou uso em investimentos. Para que funcione, busque conhecimento sobre finanças pessoais, estudo e pratique.

Riscos sempre vão existir, e não são à toa! Mesmo com toda essa estratégia, não é totalmente garantido o equilíbrio financeiro futuro. Um dos principais fatores que diferencia as pessoas de sucesso é a atenção incrível que cada uma delas dá às suas finanças pessoais. Enfim, “o conhecimento significa poder, o sucesso pessoal chega às pessoas que sabem o suficiente de cada aspecto que envolvem o seu dinheiro”. Comece agora!

Profª. Ma. Alexsandra de Matos Gil
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Ciências Sociais, mestra em Antropologia de Iberoamérica, tem MBA em Auditoria e Perícia Contábil e é graduada em Ciências Contábeis

Saiba mais sobre o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu.