Os desafios de empreender na pandemia

Você está visualizando atualmente Os desafios de empreender na pandemia

Prezado leitor, o presente artigo visa discutir os desafios de empreender na pandemia e apresentar algumas ideias de empreendedorismo que podem ter sucesso para aqueles que pretendem empreender em tempos de crise. A partir de 2020 até hoje, muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas totalmente por conta do surgimento do novo coronavírus. E diante de problemas como crise financeira, necessidade de isolamento e aumento de desemprego, o empreendedorismo na pandemia se tornou a única alternativa para muita gente.

O empreendedorismo sempre foi uma das soluções em momentos históricos de instabilidade mundial. E não é à toa. Se formos conferir, muitas foram as empresas que surgiram em tempos de crise. Empreender pode ser uma boa saída para enfrentar a crise diante da pandemia. Entretanto, existem vários desafios por conta desta situação atípica que estamos vivendo. Veja quais são esses desafios e como superá-los da melhor forma possível.

A procura pela formalização por meio do registro como microempreendedor individual (MEI) continua em ritmo de crescimento no país, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Somente em 2020, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI. O número é o maior registrado nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com dados da Receita Federal. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 11,3 milhões de MEI ativos. Aqui vão algumas dicas de empreendedorismo na pandemia:

– Saber identificar um bom nicho

No meio da pandemia, muitas pessoas começaram a empreender, seja por dificuldades financeiras, pela demissão em massa de colaboradores, ou por identificar algum nicho no mercado. Este último ponto, aliás, é um grande desafio neste momento. Afinal, o que as pessoas precisam agora? Como empreender na pandemia, em meio a um cenário de crise econômica? A resposta para isso é observar o entorno e tentar identificar quais são as necessidades das pessoas. Uma dica é utilizar serviços de delivery, que estão bastante em alta no momento, principalmente, no setor alimentício, já que as pessoas não deixam de comprar alimentos.

– Enfrentar os desafios do isolamento social

Ainda que os decretos de contenção da pandemia tenham afrouxado as restrições em boa parte dos estados brasileiros, o isolamento social continua sendo uma das grandes dificuldades na hora de empreender. No fim das contas, ainda não é recomendado que as pessoas saiam de casa. Isso torna difícil a comunicação e o encontro pessoal, que por sua vez facilitaria as vendas. A dica para isso é utilizar os meios de comunicação virtuais. Mas, afinal, como fazer isso de forma efetiva e com chances de retorno?

– Utilizar bem as redes sociais

Em tempos de pandemia, os meios de comunicação virtuais são imprescindíveis para qualquer negócio. Quem quer empreender, precisa dominar estas formas de comunicação. O desafio é saber anunciar o produto sem cansar os clientes. Resumindo, todos estão usando esse tipo de ferramenta. Para isso, vale a pena utilizar estratégias de comunicação. Uma delas é ser simples, objetivo e conseguir passar uma boa imagem dos produtos ou serviços.

– Fazer um planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é essencial para qualquer negócio. E isso não só em tempos de pandemia. Porém, os tempos de agora exigem um maior cuidado. Como atravessamos um período mais crítico, é importante manter um bom capital de giro. Para isso, é necessário organizar bem o dinheiro. O empreendedor deve anotar cuidadosamente o que entra e o que sai em termos de finanças. Isso pode ser feito por meio de planilhas e relatórios semanais.

Estar atento às notícias

Um empreendedor precisa ficar bastante atento a tudo o que está acontecendo no país. Isso ajuda a tomar decisões importantes que envolvem os negócios. Um dos motivos é que a flutuação financeira pode trazer impactos para o comércio e é preciso ter um plano B, caso necessário. Outro motivo é que a própria população pode ter mudanças de comportamento. Um exemplo é o aumento de vendas por e-commerce, principalmente, no início da pandemia. Ficar atento a estes sinais ajuda a tornar o negócio mais atrativo e útil para as pessoas.

– Ser paciente

Por último, mas não menos importante, é preciso começar com calma. Mesmo fora desse cenário, dificilmente alguém começa ganhando muito dinheiro. É preciso ter bastante paciência e construir um bom planejamento até que as coisas comecem a engrenar. Não vale a pena desistir antes do tempo. Na dúvida, contrate especialistas para buscar orientação sobre mercado e empreendedorismo, assim você estará preparado para empreender nessa pandemia.

– Conclusão

O empreendedorismo na pandemia se tornou uma saída para muitos empreendedores por necessidade, mas também para aqueles que sempre sonharam em ter seu próprio negócio. Tirar uma ideia do papel nem sempre é fácil e não existe uma receita milagrosa para conseguir ter lucro rápido e sucesso instantâneo. Como você pode perceber, ser empreendedor tem vários obstáculos e exige bastante preparo. A burocracia de abrir uma empresa também pode ser um dos obstáculos enfrentados, mas hoje existem algumas facilidades no país que ajudam quem quer empreender. Hoje, o empreendedor pode começar sua empresa com o próprio dinheiro, mas há também opções de empréstimos bancários e investidores. Em um momento de crise, todas as opções devem ser avaliadas.

Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística e graduado em Administração

Conheça mais sobre o Curso de Administração da UniAteneu.