Costumeiramente, alunos me procuram em busca de informações sobre softwares de Engenharia, em busca de informações sobre se vale a pena ou não sua aquisição. O que os futuros engenheiros não estão levando em consideração é que não importa qual software ele irá utilizar, pois, em essência, todos conseguem desenvolver bem dentro de sua proposta. Pense no caso dos softwares de cálculo estrutural: TQS ou Eberick para o cálculo de estruturas de concreto armado? mCalc ou Metálicas 3D para estruturas metálicas? Cada um em seu ramo de atuação reproduz com eficiência o que o engenheiro precisa saber fazer a mão.
Não adianta aprender a trabalhar com o software se não sabe como o software está desenvolvendo seus cálculos. No geral, os resultados do software podem, e devem, ser validados com cálculos manuais simples. Portanto, cabe ao ambiente de formação profissional (graduação) capacitar os futuros engenheiros a validar todos os resultados que os softwares fornecem. Não se pode formar operadores de software que são excelentes na modelagem da edificação, mas que não conseguem interpretar os resultados, gerando uma confiança exagerada nos resultados. Essa confiança exagerada tende a gerar sérios problemas para o engenheiro, seja com um possível colapso da estrutura ou falta de credibilidade por entregar projetos pouco otimizados.
Como coordenador do curso, posso afirmar que os docentes do Centro Universitário Ateneu buscam ao máximo capacitar seus alunos para o uso de softwares líderes de mercado, sem esquecer de fornecer uma base sólida, capacitando estes profissionais para o uso adequado da ferramenta. Aproveito este artigo para agradecer a parceria com as empresas TQS e Stabile Engenharia, que fornecem de forma gratuita versões de teste dos softwares TQS e mCalc3D para uso nos laboratórios da instituição.
Prof. Me. Thales Henrique Silva Costa
Coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Engenharia Civil, especialista em Gerenciamento de Obras e em Engenharia Ambiental e graduado em Engenharia Civil e em Ciência e Tecnologia
Conheça mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.